Potencial elétrico ou tensão elétrica é a quantidade de energia necessária para mover uma carga elétrica unitária entre dois pontos distintos de uma região dotada de um campo elétrico.
Vetor campo elétrico é a região ao redor de uma carga (positiva ou negativa), na qual, ao se colocar um corpo eletrizado, este fica sujeito a uma força elétrica. ... Ao mover uma carga elétrica de prova em um campo elétrico, ela ficará sujeita a diferentes intensidades de força elétrica.
Campo Elétrico- é um campo de força provocado pela ação de cargas elétricas (elétrons, prótons, íons), ou por sistemas delas (cargas). Vetor Campo Elétrico- é quando consideramos uma carga elétrica puntiforme fixa (Q) e caracterizamos o vetor campo elétrico no ponto "p" situado a uma distância "d" da carga (Q).
Para encontrarmos o sentido do vetor campo elétrico, devemos analisar o sinal da carga de prova q: Se a carga de prova for positiva (q > 0),a força e o campo terão o mesmo sentido; Se a carga de prova for negativa (q < 0), a força e o campo terão sentido oposto.
Dessa forma, define-se vetor campo elétrico em um ponto do espaço como a força elétrica por unidade de carga de prova ali colocada. ... - direção: é a mesma da força elétrica . - sentido: é o mesmo da força elétrica se q > 0 e sentido contrário se q < 0.
O módulo do vetor campo elétrico produzido por uma carga elétrica puntiforme em um ponto P é igual a E. Triplicando-se a distância entre a carga e o ponto P, por meio do afastamento da carga, o módulo do vetor campo elétrico nesse ponto muda para: a) E/3.
Como as cargas estão equidistantes em relação ao ponto P, os campos elétricos gerados por elas têm a mesma intensidade, direção e sentido, assim: Assim, a intensidade do campo elétrico resultante é: Sua direção é horizontal e o sentido é da esquerda para a direita.
O ponto distante 4,8 metros da carga 1 e 19,2 metros da carga 2 terá campo elétrico nulo. O campo elétrico no espaço será nulo quando o campo elétrico da carga 1 for igual ao campo elétrico da carga 2, visto que ambas são cargas positivas.