O diagnóstico do mieloma múltiplo é feito pelo hematologista através de vários exames que permitem identificar alterações provocadas pelo câncer. Um dos exames mais usados é o mielograma, que é feito retirando uma amostra da medula óssea que é analisada em laboratório para observar se existem alterações nas células.
Os exames de detecção da proteinúria de Bence Jones são indicados quando há suspeita do paciente apresentar doenças plasmocitárias, como o mieloma múltiplo. As principais técnicas de exame seriam: a eletroforese e/ou imunofixação de proteínas na urina de 24h, e o teste de calor.
Equipe Oncoguia A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença. Entretanto, muitas pessoas vivem muito mais tempo do que 5 anos e muitos são curados.
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que atinge a medula óssea e, por consequência, afeta o sistema imunológico do organismo, acometendo principalmente indivíduos com mais de 65 anos.
PRIMEIRA DIFERENÇA: O TIPO DE CÉLULA ATINGIDA Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.