O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. ... Nos estudos clássicos da Geografia, o estudo tinha uma importância secundária, tendo sua noção vinculada ao local.
Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.
Olá, através da ação humana ( desmatando florestas, poluindo rios...) ou através de desastres naturais (enchentes, furacões...).
As paisagens são elementos dinâmicos, isto é, estão em constante transformação. ... A paisagem, por definição, é a configuração dos elementos tal qual eles se apresentam no espaço e que podem ser percebidos pelo ser humano através do uso de ao menos um dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).
Resposta: As paisagens são dinâmicas, ou seja, estão em constante transformação pela ação da natureza e do ser humano. Algumas modificações ocorrem lentamente, como o desgaste de uma rocha pela ação das águas ou do vento, que pode levar milhares de anos. As sociedades também transformam as paisagens.
A natureza é dinâmica e está em constante transformação. ... A natureza passa por modificações, altera seus elementos, seu relevo, sua vegetação. Todas essas mudanças alteram o clima do planeta e renovam a vida.
Ela pode estar relacionada a ambientes estáticos, como um prédio ou uma montanha, e a ambientes dinâmicos, como os fluxos de carros ou o deslocamento de um grupo de pássaros. Assim, existem aquelas paisagens que revelam e predominam as transformações realizadas pela natureza, que são chamadas de paisagens naturais.
Os fatores são naturais: tipo de solo, clima, relevo, etc. Esses fatores determina a composição da paisagem, por exemplo em uma região com pluviosidade e temperatura elevada temos uma floresta densa, ou em regiões de clima seco temos desertos frios ou quentes a depender da latitude.
Resposta:Como exemplo de atividades econômicas que influenciam nas paisagens, podemos citar: Plantações, como cana-de-açúcar, milho, arroz, feijão, café, etc; Atividades de exploração, como exploração de minérios, pedras preciosas, petróleo; Indústrias da madeira, que desmatam áreas inteiras.
A natureza, sozinha, forma paisagens naturais variadas. Mas o ser humano, ao ocupar essas paisagens, modifica-as pela sua atividade. Por exemplo, ele derruba florestas e, em lugar delas, faz plantações; escava o solo para extrair minerais; represa água dos rios para produzir energia elétrica, e assim por diante.
A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.
A NATUREZA TRANSFORMA A PAISAGEM A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.
O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).
Perda da camada superficial da litosfera, através da ação da água, do vento, do gelo etc. Extinção e redução da biodiversidade, assoreamento do leito dos rios, extinção da fauna local. Aumento do nível de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera e aquecimento global.
Isso se dá através de atividades como o corte de árvores, o tratamento do solo, criação de animais domésticos, a construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para a abertura de minas ou túneis, ou ainda o lançamento de resíduos orgânicos e industriais no ar, rios e mares.
Nas economias modernas há três setores principais de atividade econômica: Setor primário: Compreende a extração e produção de materiais crus, como milho, carvão, madeira e ferro. ... Setor terciário: Compreende o fornecimento de serviços para as empresas e para os consumidores, como creches, cinemas e casas lotéricas.
Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
A economia da região nordeste é formada pelas atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio. Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.
Podemos compreender que a prestação de serviços no Nordeste se dá de formas mais concentradas no primeiro setor industrial, onde as atividades ligadas ao extrativismo bem como à agricultura são muito amplas e incentivadas, haja vista que a sobrevivência por meio da agricultura familiar é muito evidente.