O humanismo foi um movimento intelectual que se manifestou nas artes e na filosofia. Os filósofos humanistas tinham o objetivo de trazer à tona questões relacionadas com o universo humano, afastando-se do pensamento teocêntrico da época anterior, a Idade Média.
Resposta. Resposta: Sobre o que os humanistas defendiam, podemos citar o antropocentrismo, isto é, o homem como centro de sua existência, rompendo com os preceitos religiosos e teocêntricos da Igreja Católica.
História Geral. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. ... Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.
As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.
O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.
O século XIX foi marcado pela criação de um dos mais importantes movimentos literários: o Romantismo. Caracterizado pela idealização amorosa, a subjetividade, presença do pessimismo e o sentimento nacionalista, essa escola buscou atender as necessidades do novo público vigente: a burguesia.
1 - São caracteristicas do Romantismo (apenas uma alternativa está correta): a) Expor os desejos que o homem tinha, afrontando os poderes religiosos, mostrar, por. meio de sermões, a realidade acerca do sofrimento do povo. b) Valorizar o nacionalismo e o indianismo: exaltar a natureza; relatar o sofrimento humano.
1- Não é próprio do Romantismo: a) Explorar assuntos nacionais como historia,tradições,folclore; b) Idealizar a mulher,tornando-a perfeita em todos os sentidos; c) Explorar assuntos ligados à antiguidade clássica,imitando poetas e prosadores; d) Valorizar temas fúnebres e soturnos.
Qual das características abaixo não pertence ao Romantismo: A) Idealização da mulher e do índio.
Essa fase foi marcada por características como o pessimismo, o egocentrismo, a melancolia, a exaltação da morte, a idealização da infância e o sentimentalismo, todos caminhando para o sentido de fuga da realidade, um dos maiores pilares do romantismo.
Morreu jovem, com 20 anos de idade, e deixou poesias, uma peça de teatro (Macário) e uma novela (Noite na taverna), entre outros textos, publicados após a sua morte. Suas obras são caracterizadas pelo subjetivismo, pessimismo, escapismo, morbidez, além da idealização do amor e da mulher.
Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. ... Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação.
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da Segunda Geração Romântica brasileira. ... É conhecido como "o poeta da dúvida". Faz parte dos poetas que deixaram em segundo plano, os temas nacionalistas e indianistas, usados na Primeira Geração Romântica, e mergulha fundo em seu mundo interior.
Características da poesia de Castro Alves Castro Alves pertence à terceira geração romântica, que apresenta as seguintes características: Poesia de cunho social: temática voltada para problemas sociais e políticos do país.