EQST

O Que O Comprimento Equivalente?

O que o comprimento equivalente? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é o comprimento equivalente?

Comprimento equivalente (Leq) é o comprimento de tubo que apresentaria perda de carga igual a do acessório em questão. Como exemplo, a perda de carga de uma válvula globo de 2“ totalmente aberta equivale a aproximadamente à perda de carga em 16 m de tubulação reta (dado obtido de tabela de comprimentos equivalentes).

Como calcular o comprimento equivalente de uma tubulação?

Exemplo: Calcular o comprimento de uma tubulação de diâmetro qualquer e coeficiente de rugosidade C = 100 equivalente a uma tubulação de mesmo diâmetro, compri- mento 1000 metros e coeficiente C = 90. Solução: Multiplica-se o comprimento 1000 pelo fator 1,22, resultando 1220 metros.

Em que se baseia o método dos diâmetros equivalentes?

Este método se baseia no fato de que as velocidades de fluidos que escoam em tubos com diâmetros econômicos, estão dentro de uma estreita faixa de valores. Esses valores de velocidade variam em função da densidade, quando o escoamento é turbulento e da viscosidade, quando o regime é laminar.

O que é pressão residual?

A pressão disponível residual no ponto de utilização é obtida subtraindo-se da pressão inicial os valores de perda de carga determinados para os tubos, conexões, registros e outras singularidades. A pressão disponível inicial depende das características da fonte de abastecimento.

Quais os métodos de se realizar o dimensionamento do sistema hidráulico?

O dimensionamento de uma rede de distribuição de água em uma edificação pode ser realizado por dois métodos diferentes: Consumo Máximo Provável, onde estima-se o número de aparelhos funcionando ao mesmo tempo, e o Consumo Máximo Possível, hipótese que considera todos os aparelhos sendo utilizados simultaneamente.

Como calcular Reynolds?

Comumente considera-se que o escoamento é laminar para a faixa de 0 4000, onde Re= número de Reynolds = ρVD/µ , onde ρ é a massa específica do fluido, V é a velocidade média na seção transversal do duto, D é o diâmetro hidráulico e µ é a viscosidade dinâmica do fluido.

São componentes de um reservatório hidráulico?

Os reservatórios hidráulicos consistem em quatro paredes (geralmente de aço), uma base abaulada, um topo plano com uma placa de apoio, quatro pés, linhas de sucção, retorno e drenos, plugue do dreno, indicador de nível de óleo, tampa para respiradouro e enchimento, tampa para limpeza e placa defletora (Chicana).