NÍVEL DE RUÍDO EQUIVALENTE - Nível sonoro médio integrado durante uma faixa de tempo específico (Leq). - Representa um nível contínuo que tem o mesmo potencial de lesão que o nível variável (dose).
75 decibéis
A norma NBR 10152 tem o objetivo de estabelecer as condições mínimas para a aceitabilidade do ruído ou intensidade sonora - a sigla NBR quer dizer Norma Brasileira. Em outras palavras, ela regula os níveis de ruído para o conforto acústico em um determinado ambiente.
São 55 decibéis para o período diurno, das 7h às 20 horas. E 50 decibéis para o período noturno, das 20h às 7 horas. “Cuidado com o barulho porque já passam das 22 horas”. ... Já as regras condominiais regulamentam a limitação do barulho após às 22h.
de 40 a 50 dB para restaurantes; de 40 a 50 dB para igrejas e templos; de 45 a 60 dB para ginásios poliesportivos.
O que é e para que serve o “ruído de conforto” no fundo das suas ligações. ... A partir disso, começou a ser incluído em ligações digitais um barulho de fundo de baixa frequência para que ele literalmente preenchesse o silêncio de uma ligação, deixando a situação toda mais confortável.
O American National Standards Institute (ANSI) define a classificação NC para descrever o ruído em um espaço examinando uma gama de frequências. A classificação NC de um espectro é designada como o valor da curva NC mais baixa acima do espectro de oitava-banda medido.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Norma Brasileira Registrada NBR 10152(1), prevê como aceitável para salas de aula um ruído ambiente de 40 a 50 dB(A), sendo que valores acima desta faixa são considerados nocivos à saúde(2).
Como medida de controle no homem, sugere-se: Limitação do tempo de exposição – Consiste em reduzir o tempo de exposição aos níveis de ruído superiores a 85 dB (A), tomando o cuidado para que o valor-limite para exposição a dois ou mais níveis de ruído diferentes não seja ultrapassado.
decibel (dB)
A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora.
De acordo com o Sistema Internacional de Unidades, a intensidade do som é medida em unidades de W/m². É provável que você já tenha ouvido falar sobre decibels (dB). Essa medida de intensidade sonora é usada para se comparar a intensidade de diferentes sons (de mesma frequência).
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos. O nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro.
Quando o som está muito perto da orelha, ele é mais prejudicial porque vai direto para o tímpano. Quando está propagado em um ambiente, como o interior de um carro, sofre interferência da janela, dos bancos e de toda a estrutura do automóvel até chegar ao tímpano, dessa vez com menor pressão sonora.
Em termos gerais, o valor em decibéis de um som é obtido através da fórmula 10Log10(I/10-12), onde I = Intensidade do som, geralmente medida em watts/metros quadrados.
O NoiseTube é um aplicativo gratuito para Android e iOS que permite ao usuário fazer de seu celular um poderoso e portátil medidor de barulho. Com ele, é possível ter noção exata do barulho a que se é exposto diariamente. O app tem ainda uma função de cunho colaborativo que visa mapear estes dados nas cidades.
Segundo a OMS, o som de celulares varia de 75 dB a 136 dB (decibéis).
Decibelímetro (ou sonômetro) A medição, neste caso, deve ser realizada nos termos da Resolução do CONTRAN n. 35/98, a uma distância de sete metros, à frente do veículo, em local o mais aberto e plano possível e com o motor do veículo desligado, atentando-se para as demais normas da regulamentação mencionada.