EQST

O Que Ndice Cronotropico?

O que é índice Cronotropico?

Quando se considera o índice cronotrópico no pico, por definição, a taxa de reserva metabólica nesse estágio tem valor de um (100% da reserva metabólica). Nessas condições, o índice deve-se à taxa da FC de reserva utilizada, baseada apenas nas variáveis FC de repouso, FC de pico e idade.

Qual a diferença entre Cronotropismo e Inotropismo?

O inotropismo e o cronotropismo representam força de contração e a freqüência cardíaca, respectivamente, e é o fator que altera o desempenho do coração em relação aos valores previstos pela auto-regulação heterométrica.

O que é déficit Cronotropico?

O deficit cronotrópico é o percentual da frequência cardíaca que faltou para atingir a FC máxima esperada para idade. Como dado isolado não tem significado nenhum. Mas precisa ver se é por doença do sistema de condução elétrica do coração ou por efeito de alguma medicação.

O que é efeito Inotropico positivo e negativo?

Efeito Inotrópico Positivo significa que aumenta a força de contração do coração, geralmente aumentando o nível de cálcio intracelular do miocárdio. Efeito Inotrópico Negativo significa que diminui a força de contração, diminuindo o débito cardíaco.

O que é efeito Cronotrópico negativo?

Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere. É produzido um ritmo cardíaco em condições não-patológicas, em um grupo de células conhecidas como "nódulo sinusal". Estas células possuem uma proteína de membrana denominadas "canais de cálcio".

Quando dizemos que uma droga acarreta em um efeito Cronotrópico positivo no coração e significa que?

Resposta. Resposta: letra A aumento da frequência cardíaca.

Qual o mecanismo de ação da dobutamina?

A Dobutamina atua diretamente nos receptores beta-1 do coração, aumentando a força de contração do músculo cardíaco (efeito inotrópico positivo). Melhora o fluxo sanguíneo coronariano e o consumo de oxigênio pelo miocárdio.

O que é o Inotropismo?

[ Medicina ] Efeito que algumas substâncias têm sobre a capacidade de contracção do músculo cardíaco (ex.: foi seguida estratégia de inotropismo; bradicardia sinusal em doente com fármacos que facilitam o inotropismo negativo).

O que é o débito cardíaco quais fatores influenciam ele?

O débito cardíaco depende de dois fatores: da frequência cardíaca, que é a quantidade de batimentos que o coração dá em um minuto e do volume sistólico, que é a quantidade de sangue bombeada para fora do ventrículo durante um único batimento cardíaco.

Quais os fatores influenciam sobre o fluxo sanguíneo pulmonar?

Fatores que interferem no fluxo: Diferença de pressão: quanto maior a diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso, maior o fluxo. Raio: quanto maior o raio do vaso, maior o fluxo. Viscosidade: quanto maior a viscosidade do sangue, menor o fluxo.

O que ocorre com o fluxo sanguíneo pulmonar durante uma hipoxemia?

A hipoxemia é uma condição na qual há uma baixa pressão parcial de oxigênio no sangue das artérias. Entre as causas da hipoxemia estão a falta de concentração de oxigênio no ambiente, bloqueios das vias aéreas, distúrbios cardíacos, problemas pulmonares e apneia do sono.

Porque altas fio2 causam atelectasia?

Atelectasia de Absorção A utilização de altas FiO² promove depleção rápida dos níveis de nitrogênio (N²) do organismo, ocorrendo assim uma queda da concentração de nitrogênio no gás alveolar.

Como a gravidade influencia o fluxo nos pulmões?

Aplicação biológica: pressão parcial de um gás sobre a superfície das vias respiratórias e dos alvéolos é proporcional à força de impacto das moléculas desse gás. Portanto, o poder de difusão de tal gás é proporcional a sua pressão parcial. Perfusão é aumentada nas bases pulmonares devido à gravidade.