EQST

O Que Merocrania?

O que é Merocrania?

Merocrania: uma malformação rara caracterizada por falha do desenvolvimento de parte da calota craniana.

Qual a diferença entre anencefalia e acrania?

A acrania é uma malformação congênita rara que cursa com ausência parcial ou total do crânio de fetos humanos. Está associada frequentemente com anencefalia e é, via de regra, fatal em curtíssimo prazo. Existem alguns marcadores pré-natais, sendo a ultrassonografia o exame diagnóstico padrão-ouro.

O que causa a acrania?

A causa da acrania resulta de uma falha durante o processo de fechamento do tubo neural durante a quarta e quinta semanas de gestação. Com isso, não ocorre a formação da calota craniana (estrutura óssea que envolve e protege o cérebro) e, portanto, o tecido cerebral fica exposto ao líquido amniótico.

O que é anencefalia OMS?

O Brasil é o quarto país do mundo com maior prevalência de nascimentos de bebês com anencefalia (ausência parcial ou total do cérebro), segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). A incidência é de cerca de um caso para cada 700 nascimentos.

Qual tratamento da anencefalia?

Não existe cura ou tratamento para a anencefalia. É um diagnóstico gravíssimo e muito traumático para os pais. Nos fetos nascidos vivos pode ser dado um suporte ventilatório, o que tem efeito apenas paliativo . A assistência médica e o apoio dos profissionais envolvidos são fundamentais para a gestante.

Qual a principal causa de anencefalia?

Existem diversas causas para a anencefalia, porém a mais comum é a falta de ácido fólico antes e durante os primeiros meses de gravidez, embora os fatores genéticos e ambientais também possam ser os causadores desta importante alteração do sistema nervoso central.

Como acontece essa malformação anencefalia?

Má Formação Congênita do Cérebro do Feto A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.

O que causa anencefalia no feto?

As Causas Anencefalia estão relacionadas a fatores ambientais, infecções, drogas, radiações e até mesmo vírus e fatores genéticos que, provocam a ausência de ácido fólico no metabolismo materno levando à malformação.

O que é um anencéfalo?

Literalmente, anencefalia significa ausência do encéfalo. Essa definição é falha, uma vez que o encéfalo compreende, além do cérebro, o cerebelo e o tronco cerebral. Os bebês anencéfalos, embora não tenham cérebro, ou boa parte dele, têm o tronco cerebral funcionando.

Como saber se o bebê é anencéfalo?

A anencefalia pode ser diagnosticada ainda no útero , por volta da décima segunda semana de gestação, através de um exame de ultrassonografia . Em mulheres sem acesso à ultrassonografia a condição da doença só é diagnosticada durante o parto, o que reforça a importância da realização adequada do pré-natal.

Qual a consequência da anencefalia?

O feto não desenvolve o encéfalo e nem a calota craniana, e o cerebelo e a meninge são reduzidos. Em grande parte dos casos, o tecido cerebral fica exposto. Essa malformação compromete partes importantes do cérebro, que são responsáveis pela visão, audição, coordenação de movimentos e pensamento, por exemplo.

Quando é detectada a anencefalia?

Segundo a nova resolução, o diagnóstico de anencefalia deve ser feito por exame de ultrassom realizado a partir da 12ª semana de gestação, contendo fotos que demonstrem a ausência da calota craniana, além de laudo assinado por dois médicos, capacitados para tal diagnóstico.

Como é formada a anencefalia?

A anencefalia é uma condição na qual o bebê nasce com o cérebro subdesenvolvido e sem a calota craniana. Ocorre por conta de uma malformação do tubo neural, que acontece já na quarta semana de desenvolvimento embrionário.

Como se fala anencefalia?

A anencefalia é uma má formação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária.

Quanto tempo de vida tem um bebê anencéfalo?

Citando pesquisas e casos nacionais e internacionais, Lenise Garcia ressaltou que não se pode prever quanto tempo uma criança com anencefalia pode viver. Cerca de 1% vive por três meses, outras crianças podem chegar a dez meses e, algumas, podem viver até um ano e dois meses.