O que iconografia e iconologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Iconologia é o estudo de ícones ou de simbolismo em representação visual (arte). ... Erwin Panofsky fez a distinção entre iconografia e iconologia em seus Estudos em Iconologia (1939), definindo iconografia como o estudo do tema ou assunto e iconologia como o estudo do significado do objeto.
Qual o significado de iconologia?
Ciência voltada ao estudo e interpretação, de forma ampla, do significado dos ícones ou do simbolismo artístico de uma obra ou artista, em diferentes contextos históricos e culturais.
O que é uma análise iconográfica?
A segunda fase do método iconológico é a análise iconográfica. Com ela podemos entender os temas abordados na imagem analisada a partir do entendimento das convenções que envolvem determinados símbolos, das narrativas sobre as imagens e das alegorias que a imagem pode apresentar.
Quais são as etapas do processo de iconografia?
A interpretação das imagens é feita através do processo de análise visual da iconologia que prevê três etapas distintas: descrição pré-iconográfica; análise iconográfica e interpretação iconológica.
O que são elementos iconográficos?
O que é Iconografia: Iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados. ... A iconografia abrange o estudo de trabalhos imagéticos como estátuas, pinturas, gravuras, retratos e etc.
Como fazer uma análise iconográfica?
Para se fazer uma análise iconográfica deve-se observar a forma usada (cor, linhas e volumes), o conteúdo temático (significados, articulações), significado factual, significado expressivo. Com isso, chega-se aos valores simbólicos propostos em uma obra. Existem diversas maneiras de se interpretar uma arte.
O que é iconografia na língua portuguesa?
Iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados.