Homófonas: são palavras iguais na pronúncia e diferentes na grafia, por exemplo: concertar (harmonizar) e consertar (reparar); censo (recenseamento) e senso (juízo); acender (atear) e ascender (subir).
Antonímia – relação que ocorre quando diferentes palavras e expressões possuem sentidos opostos, ou seja, são antônimas.
Relação de sentido estabelecida entre dois lexemas que apresentam significados opostos.
Sinonímia é a relação entre palavras de significado semelhante, como por exemplo entre bonito e lindo, entre alfabeto e abecedário, entre preto e negro. Estas palavras de significado semelhante chamam-se palavras sinónimas ou simplesmente sinónimos.
Hiponímia = demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, laranja, melão e melancia. Essas são palavras hipônimas.
Qual o significado de hipônimo e hiperônimo? Hiperônimo é toda palavra que possui sentido amplo, geral. Enquanto hipônimo é justamente o contrário, é a palavra na sua especificidade.
Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.
As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.
Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. “Estória” é a grafia antiga de “história” e essas palavras possuem significados diferentes. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.
Palavras homógrafas
A polissemia é a capacidade que uma palavra tem de apresentar diferentes significados, conforme o contexto em que é utilizada....Polissemia e monossemia
Homófonas são palavras com sonoridade igual, mas sentidos diferentes. Mesmo assim, elas merecem atenção, porque funcionam como verdadeiras pegadinhas da língua portuguesa.
A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". ... Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
Polissemia é o nome que damos para o fato de uma determinada palavra ter vários significados. Em português, posso citar como exemplo a palavra “manga”, que pode parte de uma camiseta, uma fruta, conjugação do verbo mangar (tirar sarro de alguém), uma tromba-d'água, bucha e outras coisas.
Resposta: viva=verbo: viver. viva=interjeição de euforia. viva= adjetivo.
Dar conta de, ser capaz de cumprir, executar, fazer; desincumbir-se de: ele dá conta da tarefa. Ação ou efeito de contar, de avaliar uma quantidade: fazer a conta dos lucros.
Significado de Viva substantivo masculino Exclamação de aplauso ou felicitação: dar vivas ao campeão. interjeição Exprime aplauso, alegria, felicitação.
Exprime aclamação, aplauso (ex.: Ganhámos ?! Viva!). 2. Fórmula de saudação (ex.: Viva!
1 triunfo, aclamação, saudação, aplauso, ovação, louvor, exaltação, palmas.
A terceira pessoa do presente do conjuntivo do verbo viver — viva, no singular e vivam, no plural — é utilizada, seguida de um substantivo, em fórmulas que expressam o desejo de boa sorte ou o aplauso e a homenagem a algo ou a alguém.