Justificar, firmar, basear, documentar, dar fundamento, apoiar. Para ser aceita, sua resposta deve estar bem fundamentada.
Fundamentar é justificar, dizer dos motivos que formaram o convencimento do julgador. A motivação ou a explicitação das razões de decidir constitui garantia das partes, o seu direito de ver declinados os motivos embasadores da decisão.
Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.
A petição inicial, como o nome já diz, é primeiro ato para a formação do processo judicial. Trata-se de um pedido por escrito, onde a pessoa apresenta sua causa perante a Justiça, levando ao juiz as informações necessárias para analise do direito.
Escrever de forma concisa, ou escrever com concisão, quer dizer ser objetivo, direto, não repetir idéias ou palavras, não alongar o texto desnecessariamente. O jurista Moniz de Aragão apontou o defeito da falta de objetividade: "A leitura de peças forenses é desanimadora.
Seja organizado: o arrazoado deve iniciar com um sumário executivo, de no máximo uma página, resumindo todos seus argumentos fáticos e jurídicos. Tais argumentos devem ser ordenados com base no critério da precedência daqueles que são prejudiciais.
Professora dá dicas para tornar a redação jurídica mais atraente e persuasiva
Uma redação jurídica é uma espécie de texto que apresenta algumas remendações diferentes das outras modalidades de escrita. Em razão de o objetivo principal ser o convencimento por exposição técnica, ela deverá evitar alguns vícios muito comuns no uso da Língua Portuguesa.
Dentre os mais diversos, podemos citar os seguintes: