EQST

O Que Força De Trabalho Para Marx?

O que é força de trabalho para Marx?

Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.

Como Marx via à venda da força de trabalho explique?

De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).

Como se determina o valor da força de trabalho Marx?

O valor da força de trabalho, diz Marx, é “[...] determinado, como o de qualquer outra mercadoria, pelo tempo de trabalho necessário à sua produção e, por conseqüência, à sua reprodução” (MARX, 1999, p. 200).

Qual o papel da força de trabalho na produção capitalista?

Marx considera a força de trabalho como a mais importante das forças produtivas. Em O Capital, a compra e venda da força de trabalho é a base do capitalismo industrial. ... Esse excedente é a mais-valia, trabalho não pago que é apropriado pelo capitalista sob a forma de lucro.

Qual a consequência da venda da força de trabalho segundo o pensamento de Marx?

A consequência imediata desta alienação do trabalhador da vida genérica, da humanidade, é a alienação do homem pelo homem.

O que forçou o trabalhador a vender sua força de trabalho?

Marx afirma que essa “coisificação” da força de trabalho – a transformação do trabalho em um objeto que passa a ter valor monetário agregado – é o que possibilita a exploração, ou a alienação, do trabalhador e de sua força de trabalho pelo capitalista detentor dos meios de produção.

O que determina o valor da força do trabalho?

Concluímos por agora que a força de trabalho, como as demais mercadorias, tem um valor que está determinado pelos meios de subsistência necessários à sua reprodução, à instrução profissional, à manutenção média duma família e à manutenção dum certo nível cultural.

O que é a Mais-valia relativa?

A mais-valia relativa remete para o aumento da produtividade através de processos tecnológicos avançados. Isso significa que novas máquinas melhoram o processo de produção, sendo que é possível produzir mais bens em menos tempo, aumentando o lucro. Desta forma, o salário do trabalhador fica pago em ainda menos dias.

Como o trabalho é caracterizado no capitalismo?

No sistema capitalista, os proletários trabalham para os burgueses e recebem um salário em troca de sua força de trabalho. O trabalho assalariado no capitalismo é fundamental para a manutenção do sistema, afinal, é com o salário que os trabalhadores compram bens e serviços e garantem o funcionamento do sistema.

Como seria o trabalho na sociedade capitalista?

Desse modo, o que as define como sociedades capitalistas é a propriedade privada, o trabalho assalariado, o sistema de troca e uma determinada divisão social do trabalho. Podemos afirmar que o trabalho se transforma em força de trabalho quando se torna uma mercadoria que pode ser comprada e vendida.

Como Marx vê o trabalho na sociedade capitalista?

O trabalho é definido por Karl Marx como a atividade sobre a qual o ser humano emprega sua força para produzir os meios para o seu sustento. ... A relação entre trabalho e subsistência, ou sobrevivência, era íntima e direta. Foi por essa razão que Marx definiu a força de trabalho como o bem “inalienável” do ser humano.

O que significa vender barato sua força de trabalho?

Se o preço da força de trabalho desce deste mínimo, desce então abaixo do seu valor, pois assim ela só se pode conservar e desenvolver de forma enfezada. O valor de toda a mercadoria é, porém, determinado pelo tempo de trabalho exigido para a fornecer em qualidade normal.

Como se chama a esfera onde se pode vender a força de trabalho?

A esfera da circulação ou do intercâmbio de mercadorias, dentro de cujos limites se movimentam compra e venda de força de trabalho, era de fato um verdadeiro éden dos direitos naturais do homem. ... Pois eles se relacionam um com o outro apenas como possuidores de mercadorias e trocam equivalente por equivalente.

Em que a força do trabalho se transformou?

O trabalho sempre esteve presente na história da humanidade, sendo seu objetivo inicial, sobrevivência. Porém, com a Revolução Industrial, passou-se a o lucro e para obtê-lo era preciso mão-de-obra de baixo custo, fato que teve como consequência à exploração dos trabalhadores.