EQST

O Que Fazer Para Evitar O Melasma?

O que fazer para evitar o melasma? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que fazer para evitar o melasma?

Passar e repassar filtro solar diariamente, utilizar chapéu, óculos escuros, sombrinha, guarda-sol e qualquer objeto físico que proteja do sol são algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento. Também é indicado procurar um dermatologista assim que se manifestar as primeiras manchas.

Quais os hormônios que causam melasma?

“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.

Qual hormônio piora melasma?

O estrogênio, por exemplo, quando produzido mais intensamente, pode agravar o melasma em mulheres que já têm propensão genética para essa dermatose. Isso pode acontecer durante a gravidez, e os cuidados com a pele durante a gestação devem ser redobrados para quem começou a perceber o surgimento das manchas.

Quais anticoncepcionais causam melasma?

O uso de anticoncepcionais orais (tanto os que contém somente progestágenos, como os que combinam estrogênios e progestágenos), o DIU mirena e os adesivos anticoncepcionais podem estimular o surgimento das manchas do melasma, devido ao estímulo hormonal.

Qual anticoncepcional que não causa melasma?

Os melhores métodos contraceptivos para prevenir o melasma são aqueles métodos não hormonais, como por exemplo, o DIU de cobre e os métodos de barreira (uso de preservativos).

Porque o anticoncepcional piora o melasma?

“As radiações, principalmente a luz visível, incentivam ainda mais a produção de melanina e, consequentemente, pioram o melasma”, pontuou a médica.