Solte a porca do balancim e deslize o braço dele para o lado se as válvulas e os tuchos não fizerem barulho. Inspecione as varetas para garantir que elas estejam alinhadas e não estejam obstruídas por lama. Substitua qualquer vareta dobrada ou obstruída e ajuste as válvulas novamente.
Isso ocorre, pois a folga existente entre os tuchos e o comando de válvulas desregula a distância entre ele e os balancins e quando ocorre o contato, há uma “pancada” no eixo, assim o desgaste nos mancais passam a ocorrer.
Caso note ruídos excessivos, abrir a tampa das válvulas e inspecionar cuidadosamente o conjunto, a procura de indícios de falta de lubrificação. Wagner explica que a durabilidade do eixo e dos tuchos depende da manutenção geral do motor do veículo, se for feita preventivamente, como troca de óleo, filtros, etc.
P/ carregar os tuchos,coloque uma fenda(sem cabo) dentro da buraco do distribuidor... encaixe na ponta da bomba de óleo...na outra ponta coloque uma furadeira... ligue(a furadeira claro) até ver o óleo vazar pelas varetas no cabeçote...
Como saber se as válvulas do motor estão desreguladas?
Quando regular a válvula da motocicleta? A maioria dos manuais de serviço tem intervalos para o ajuste da válvula como parte da manutenção básica da moto, geralmente a cada troca de óleo ou entre as trocas de óleo.
Quando as válvulas de comando estão desreguladas, ou seja, com folga excessiva ou muito apertadas, elas podem causar alguns problemas. Podemos perceber os desajustes através de um simples ruído estranho (semelhante a uma máquina de costura) ou até mesmo, irregularidades na marcha lenta.
Se o motor não respira corretamente(valvula abrindo antes ou depois do "tempo" correto), isso pode ocasionar uma mistura pobre(por exemplo) e gerar aumento na temperatura. Caso a mistura fique rica devido ao funcionamento incorreto das valvulas, o consumo vai se alterar, passando a gastar mais.
Atrasar o ponto perde torque e ganha giro. Atrasar o ponto pode causar pré-ignição. Esse sintoma da 225 pode ser indícios que o seu estator tá indo embora. Isso é comum nesse motor.
Isso é um sinal claro de que as válvulas estão batendo. ... A verdade é que uma folga nas válvulas é natural, pois existe o dilatamento das peças do motor, em função do calor produzido pela queima de combustível. O problema ocorre quando essas válvulas acabam apresentando uma folga maior que a medida aceitável.
Um bom exemplo é o motor rajando, já ouviu falar? ... É quando podem surgir alguns barulhos no interior do motor, algo provocado, por exemplo, por folgas nas bielas e virabrequim.
A melhor pedida contra pré-ignição é pôr combustível com maior octanagem (gasolina premium ou álcool). Com isso, o sistema eletrônico retarda o centelhamento da vela (formação da faísca) e elimina a “batida”. Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.
Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.
Usando combustível de boa qualidade, fazendo sempre revisões de velas, cabos de vela e bicos injetores, a probabilidade de carbonização dos pistões é reduzida.
Fique atento aos sinais de problemas O motor de partida não aciona ou gira muito devagar; Você ouve um estalo quando o motor de partida funciona; Aparecem ruídos estranhos ao ligar o motor de partida; O motor de partida aciona, mas o motor a combustão não.
Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes internos, principalmente o induzido. Geralmente, estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou por falta dele), bobinas de ignição ou velas.
19 Quandoor Quando o motor falha ou engasga, perdendo o rendimento, estes são indícios de. ... D) falta de óleo no motor
Motor fundido: saiba alguns sinais que o seu carro te dá
Segundo o site da eHow Brasil, para saber se o motor fundiu, você pode rodar a polia do virabrequim do motor. Essa peça está bem ao centro e, para fazer isso, é indicado remover as velas de ignição. Feito isso, você deve colocar um soquete no parafuso da polia e girá-lo.
Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.
O símbolo à direita (em amarelo) diz respeito a problemas na parte eletrônica do motor (como a injeção). Nesse caso, quando a luz permanece acesa, não é obrigatório parar imediatamente, mas é preciso levar logo a moto para o mecânico identificar a falha.
4 Dicas Para Detectar a Hora Certa de Fazer a Retífica do Seu Motor!
Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.
O cabeçote da moto tem como função levar o ar e o combustível para dentro dos cilindros. Quando há falta de lubrificação nessa região é comum ouvir um barulho diferente vindo do motor. Ou seja, as peças ficam batendo umas nas outras ou entram em atrito, devido à falta de lubrificação.