Muitas pessoas consomem mel mesmo cristalizado, algumas até preferem assim. Se esse não for seu caso, pode-se colocar o pote de mel em banho-maria em temperatura morna, próximo de 50 graus, até que haja a descristalização. O importante é não elevar a altas temperaturas, o que descaracterizaria alguns de seus compostos.
Para realizar esse teste, basta colocar uma colher de mel em um copo com água. Resultado: Se o mel for puro, permanecerá no fundo do copo, sem modificar sua consistência. Se o mel não for natural, se dissolverá na água.
Ele deve permanecer intacto para comprovar sua pureza. – teste da água: encha um copo de água e adicione uma colher de sopa de “mel” na água. O mel puro vai agrupar e ficar na parte inferior do vidro. Se for processado, ele dissolve rapidamente na água.
Não existem diferenças significativas nutricionais, o que muda é o sabor e aroma que nos méis escuros apresentam paladar e aroma mais fortes, são ligeiramente mais nutritivos em sais minerais. Os méis claros apresentam paladar suave, aroma delicado ideal para ser consumido a mesa diariamente.
Mel da abelha Apis mellifera: 1 - Laranjeira: Mel claro, muito valorizado pelos consumidores brasileiros devido ao aroma e coloração. Encontrado em São Paulo e Minas Gerais. 2 - Eucalipto: Mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante.
Quando o mel é mais claro, possui mais frutose do que glicose, então, as moléculas de glicose sofrem mais resistência para cristalizar demorando meses para cristalizar. Porém, o mel de tom escuro possui mais glicose a frutose, assim, sua cristalização ocorre em apenas alguns dias.
dois anos
O mel pode ser consumido cristalizado sem nenhum tipo de problema. Caso se decida por descristalizar, basta aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura controlada de 45ºC. É preciso ter cuidado para não deixar a água ferver.
Porém, para tirar o mel da garrafa sem dificuldade, você vai precisar descristalizá-lo. Para devolver o mel ao estado original, você pode usar água da pia, ága fervente ou uma panela de cozimento lento. Tudo vai depender do recipiente do mel.
Os sabores do mel são delicados e se perdem facilmente quando ele é cozido. ... Quando estiver fazendo produtos de mel, como mulso, uma bebida alcoólica feita de mel, é recomendável não ferver o mel. Ferver também é desnecessário porque o mel tem suas próprias propriedades anti-microbianas.