Um aluno indisciplinado geralmente rouba toda a atenção na sala de aula, tirando o foco das outras crianças. Com isso, além dele próprio ter um aprendizado menor, muitos colegas podem passar a ter dificuldade em acompanhar as aulas, o que ainda pode gerar mais indisciplina.
Mas uma das maneiras é considerar que violência é algo mais grave do que indisciplina e pressupõe um tipo de ato que pode ser punido fora do ambiente escolar, inclusive, pelo Código Penal. Violência seria agressão física, assédio, bullying, ameaça, injúria, calúnia. É mais do que a mera indisciplina”, diz Calbucci.
Para prevenir a violência escolar é necessário: Nos recreios, ou intervalos, as crianças devem perceber que estão sendo vigiadas e o professor deve intervir imediatamente no começo de uma ação agressiva de um companheiro contra outro.
Práticas para manter a disciplina em sala de aula
Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!
O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.
Estabeleça combinados previamente Já dizia o ditado que “o combinado não é caro”. É útil trabalhar com os alunos, já nos primeiros dias de aula, os comportamentos que serão aceitos e os que não serão. Ao lidar com crianças, deve-se pensar em uma forma lúdica de estabelecer regras: Incentive o bom comportamento.
Proteja a autoestima dos alunos Para conseguir manter a disciplina, o ideal é agir rápida e prontamente. Procure manter a voz em um tom normal, sem gritar. Não use sarcasmo. Se for possível chamar a atenção de um modo engraçado, fazendo um pequeno comentário inofensivo, melhor ainda.
Algumas dicas para trabalhar o bom convívio do grupo são: Orientar os alunos a informar quanto à ocorrência de qualquer comportamento agressivo; não estimular a criança a revidar atitudes agressivas com atos violentos; Dialogar com as crianças sobre as noções de certo e errado; proporcionar brincadeiras onde há contato ...
O que fazer no primeiro dia de aula?
Comportamento. O primeiro dia de aula é marcado por ansiedade, tanto para os pais quanto para a criança. Após ter escolhido a escola e feito a matrícula chega o tão esperado dia, marcado por ansiedade e expectativa que permeiam a cabeça não só da criança, mas também dos pais.
Qual é a importância dos primeiros dias de aula?