EQST

O Que Crie De Irradiaço?

O que é cárie de irradiação?

A cárie de radiação se dá pela ação direta dos raios ionizantes no esmalte dentário e da dentina, gerando perda de minerais nos dentes. O esmalte é a parte mais externa do dente, em bocas saudáveis, podendo ser de branco a amarelado.

Como tratar cárie de radiação?

O tratamento mais eficaz nesses casos é a prevenção. O paciente deve ser orientado quanto à higiene bucal, restrição de açúcar na dieta, uso de saliva artificial, aplicação tópica de flúor ou bochechos com soluções remineralizadora, assim como, reforçar a escovação eficiente dos dentes.

Quem faz radioterapia pode ir ao dentista?

É importante que o dentista atue em todas as fases da radioterapia contra o câncer, desde a fase preparatória, durante e após o tratamento, compondo a equipe multidisciplinar.

O que uma cárie pode causar à saúde?

“Ao atingir o nervo, as bactérias presentes na cavidade bucal podem ganhar a corrente sanguínea e se instalar em vários tecidos”, explica. Essa invasão bacteriana pode levar a doenças cardíacas, pneumonias, e até mesmo oferecer riscos à integridade do tecido nervoso ao alcançar o cérebro.

Que é trismo?

Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.

Como acabar com a hiperplasia gengival?

Tratamento e cuidados para a hiperplasia gengival
  1. Limpar cuidadosamente entre os dentes uma vez por dia, usando fio dental, um produto de limpeza ou uma escova interdentais.
  2. Escovar seus dentes duas vezes ao dia delicadamente, usando uma escova de cerdas macias.
  3. Fazer bochechos com um enxaguante ou anti-séptico bucal.
Mais itens...

Como se forma a cárie dentária?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Como o cirurgião dentista deve atender o paciente oncológico?

os pacientes oncológicos devem ser acompanhados por um cirurgião-dentista, visto que existem complicações bucais durante e após o tratamento antineoplásico; o tratamento odontológico deve anteceder o antineo- plásico; é fundamental a conscientização dos pacientes e pais sobre a importância da higiene bucal.

Quem tem câncer de mama pode arrancar dente?

Contanto que seja considerado seguro que o paciente faça o procedimento, sim! Para ter essa resposta, o primeiro passo é contar para o profissional, preferencialmente um dentista especialista em Oncologia, sobre o histórico de saúde.

O que acontece se eu não tratar a cárie?

Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.

O que fazer para acabar com o trismo?

Tratamento para trismo
  1. Compressas de água quente/morna na região do rosto. ...
  2. Uso de relaxantes musculares;
  3. Estimule os movimentos da sua boca, tentando abrir e fecha-la suavemente;
  4. Se estiver sentindo dor ou inchaço no local, é indicado o uso de medicações analgésicas para alívio da dor prescritas pelo seu dentista.
15 de out. de 2020

O que pode causar o trismo?

As causas do Trismo extra articular podem ser elencadas como: fraturas não naturais (causadas por lesões em alguma atividade), problemas oriundos de procedimentos cirúrgicos, hematomas, radiação, tétano, entre outros.

Porque não pode ingerir flúor?

Em consequência disso, a ingestão do flúor pode danificar os dentes e o cérebro, reduzir o QI, causar câncer, problemas de tireoide e gastrite aguda. Além disso, pessoas com algum grau de autismo são prejudicadas pela fluoretação, condição que dificulta o funcionamento do sistema nervoso central.

Como ocorre a hiperplasia gengival?

Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).

Como evitar a hiperplasia gengival?

Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival. Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil.

Quanto tempo a cárie destrói um dente?

Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.