EQST

O Que Concentrado De Hemcias?

O que é concentrado de hemácias?

O concentrado de hemácias é um dos poucos tratamentos que restaura adequadamente a oxigenação dos tecidos quando a demanda excede a oferta de oxigênio. O objetivo de transfusão de concentrado de hemácias é restaurar os níveis de hemoglobina e repor perdas de sangue.

Quando usar concentrado de hemácias?

A transfusão de concentrado de hemácias (CH) deve ser realizada para tratar ou prevenir iminente e/ou inadequada liberação de oxigênio (O2) aos tecidos, ou seja, em casos de anemia, porém nem todo estado de anemia exige a transfusão de hemácias.

O que tem no concentrado de hemácias?

O volume final é de cerca de 250 a 300 ml e contém predominantemente hemácias (a bolsa tem hematócrito entre 50-80%, dependendo da solução anticoagulante utilizada) e ainda leucócitos, plaquetas e plasma em pequena quantidade. É conservado em geladeira específica, em temperatura de 2-6 °C.

Como deve ser administrado o concentrado de hemácias?

A transfusão sanguínea de CH - Concentrado de Hemácias - deve ser realizada durante, no máximo, 4 horas, devendo a bolsa ser retirada e descartada caso atinja o tempo limite, para CP - Concentrado de plaquetas - e PFC - Plasma - deve-se correr aberto em no máximo 1 hora e para CRIO - crioprecipitado - deve-se correr em ...

O que é transfundir hemácias?

Transfusão de hemácias deve ser feita para tratar ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio aos tecidos, sendo a decisão baseada em fatores clínicos e laboratoriais, como idade e comorbidades do paciente, velocidade de instalação da anemia e volume intravascular.

O que é concentrado de hemácias lavadas?

Concentrado de Hemácias Lavado (CHL): É o CH submetido à lavagem manual ou automatizada com solução salina estéril.

Quando usar crioprecipitado?

O crioprecipitado está indicado no tratamento de hipofibrinogenemia congênita ou adquirida (< 100 mg/dl), disfibrinogenemia ou deficiência de fator XIII. A hipofibrinogenemia adquirida pode ser observada após tratamento trombolítico, transfusão maciça ou coagulação intravascular disseminada (CID).

O que tem no crioprecipitado?

O crioprecipitado contém glicoproteínas de alto peso molecular (qua- dro 1) como de Fator VIII, Fator VIII:vWF (Fator von Willebrand), fibrinogênio, Fator XIII e fibronectina.

Quais são os tipos de concentrados de hemácias?

  • Concentrado de hemácias lavadas. Concentrado de hemácias submetido a lavagem com soro fisiológico através de centrifugação e desprezo do sobrenadante. ...
  • Concentrado de hemácias. ...
  • Concentrado de plaquetas. ...
  • Crioprecipitado. ...
  • Plaquetas por aférese. ...
  • Plasma Expansor. ...
  • Plasma fresco congelado. ...
  • Pool de plaquetas.
Mais itens...•15 de dez. de 2014

Quais são as principais indicações para a transfusão de concentrado de hemácias?

A transfusão de concentrado de hemácias (CH) deve ser realizada para tratar, ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio (O2) aos tecidos, ou seja, em casos de anemia, porém nem todo estado de anemia exige a transfusão de hemácias.

Como infundir concentrado de hemácias?

Orientações para transfusão: Os CHs devem ser infundidos preferencialmente em acesso venoso exclusivo, periférico, utilizando “scalps” ou cateteres de calibre superior a 19 e 20, respectivamente. O tempo de infusão deve ser de 90 a 120 minutos (min), sendo que o tempo de infusão não deve ser superior a 4 horas.

Quanto transfundir de hemácias?

Historicamente, se utilizava a regra 10/30 para indicação de transfusão de concentrado de hemácias, com pontos de corte de 10g/dL para os níveis de hemoglobina e de 30% para o hematócrito.

O que pode causar uma transfusão de sangue?

Em uma transfusão sanguínea também pode ocorrer contaminação bacteriana, causando febre, taquicardia, tremores, calafrios, aumento ou queda da pressão arterial, náuseas e vômitos. Nesse tipo de reação, o tratamento é feito com antibióticos.

Qual a finalidade da transfusão do concentrado de hemácias?

A transfusão de concentrado de hemácias (CH) deve ser realizada para tratar, ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio (O2) aos tecidos, ou seja, em casos de anemia, porém nem todo estado de anemia exige a transfusão de hemácias.

O que é hemácias lavadas?

Hemácias lavadas são usadas para pacientes com deficiência de IgA e anticorpos anti-IgA. A resposta esperada com relação ao hematócrito é a mesma que com a transfusão de CH não lavados. ... CH lavadas devem ser administrados através de filtros de transfusão em até quatro horas.

O que significa realizar uma transfusão de sangue?

Uma transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um dos seus componentes de uma pessoa saudável (um doador) para uma pessoa doente (um receptor).

O que contém o crioprecipitado?

O crioprecipitado contém glicoproteínas de alto peso molecular (qua- dro 1) como de Fator VIII, Fator VIII:vWF (Fator von Willebrand), fibrinogênio, Fator XIII e fibronectina.

Qual o significado de crioprecipitado?

O crioprecipitado é a concentração precipitada a frio do fator VIII, o fator anti-hemofílico (AHF). O produto contém a maior parte do fator VIII e parte do fibrinogênio do plasma original. Comporta, pelo menos, 80 unidades de atividade AHF e 150 a 200 mg de fribrinogênio.

Como é feito o crioprecipitado?

Hemocomponente obtido do descongelamento de 1 bolsa de Plasma Fresco Congelado a 4° C, sendo removido o sobrenadante. Contém os fatores de coagulação XIII, VIII, Fator de von Willebrand e fibrinogênio (I). Volume de cada bolsa é cerca de 10 a 20 ml.