EQST

O Que Calor Latente De Exemplo?

O que é calor latente de exemplo?

Exemplos de calor latente Água aquecida a 100°C passando do estado líquido para o gasoso. Enquanto toda a água não virar vapor, a temperatura se manterá constante. Outro exemplo é quando pegamos uma garrafa de vidro com refrigerante muito gelada e instantaneamente o líquido se congela a uma temperatura constante.

Qual o calor latente da água?

Requer a absorção de aproximadamente 80 cal/g para a água (calor latente de fusão). A solidificação (congelamento), o processo inverso, libera estas 80 cal/g.

Como se calcula o calor latente?

Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.

O que é calor latente calorimetria?

O calor latente mede a quantidade de calor, por unidade de massa, necessária para que ocorra alguma mudança de estado físico do corpo, por isso, a sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional (SI), é o Joule por quilograma (J/kg).

O que é calor latente e como podemos calcular o calor latente de uma substância?

A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.

Qual é o calor latente do gelo?

80 cal Sendo o calor latente do gelo é 80 cal/g, significa que são necessárias 80 cal para fundir 1,0 g de gelo. Observação: Durante a solidificação, a água cederá a mesma quantidade de calor que recebeu durante a fusão; portanto o calor latente de solidificação é igual ao da fusão.

O que é o calor latente das substâncias?

Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação.

O que é calor latente e sensível?

Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.

Onde pode ser observado o calor latente?

Um exemplo é quando aquecemos uma barra de metal. O resultado será observado pelo aumento da temperatura do material, no entanto, seu estado sólido não se altera.

Qual é a fórmula para encontrar a quantidade de calor sensível?

Calor Sensível
  1. Exemplo: Aquecimento de uma barra de metal.
  2. Q = m . c . ...
  3. Q: quantidade de calor sensível (cal ou J) m: massa do corpo (g ou Kg) ...
  4. Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância.
  5. Q = m . L.
  6. Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) ...
  7. 1. ( ...
  8. 2. (
Mais itens...•16 de jul. de 2019

Qual a diferença entre calor latente e calor específico?

Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C.

O que é calor latente de exemplos em duas substâncias diferentes de como o calor latente age?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.

Qual é a fórmula para calcular o calor latente explicando o que é cada termo?

O Calor Latente Calor latente é o quanto de energia térmica que um corpo absorve ou cede enquanto muda de seu estado físico. ... No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).

Qual a expressão matemática que envolve o calor latente l )?

No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg). Ele pode ser medido em J/Kg (Joule por quilograma), bem como em cal/g (caloria por grama).

Como determinar o calor latente de vaporização?

Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
  1. Q = m . ...
  2. Q: quantidade de calor (cal ou J) ...
  3. Q = Lv. ...
  4. Lv: constante.
  5. c = Q/m. ...
  6. c: calor específico (cal/g°C ou J/Kg.K)
Mais itens...•27 de set. de 2019

Quando o calor latente age nas substâncias?

Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.

Qual a diferença entre calor latente e sensível?

O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.

O que é o calor sensível?

Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.

O que é o calor sensível é o calor latente?

Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.

Como é utilizado o calor latente?

O calor latente (L) refere-se à quantidade de calor que cada grama de substância precisa receber ou perder para que a mudança de estado seja possível. No caso da água, seu calor latente de fusão corresponde a 80 cal/g, ou seja, cada grama de água, a 0 °C, deve receber 80 cal de calor para sofrer a fusão.