O APGAR de Família propõe a avaliação da funcionalidade familiar independentemente da fase do ciclo de vida dos seus membros. A literatura revela que vem sendo utilizado com famílias de crianças, adolescentes e idosos5,8-11.
Significado de Firo substantivo masculino [Regionalismo: Ceará] Jogo de pedras, semelhante ao de damas.
Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.
O ciclo de vida familiar é definido como fases sucessivas de um processo de expansão e realinhamento do sistema, para suportar a entrada, a saída e o desenvolvimento dos membros da família.
De acordo com Cerveny e Berthoud (1997; 2002) o ciclo vital da família brasileira subdivide-se em quatro fases: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.
Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo.
As fases do CVF propostas pelas autoras são: 1- Lançamento do jovem adulto; 2- União das famílias através do casamento; 3- Família com filhos pequenos; 4- Família com filhos adolescentes; 5- Família na meia-idade; 6- Família na fase tardia (Carter & McGoldrick, 2001).
A vida se inicia pelo nascimento do ser vivo. Esse encerra com a sua morte. Mas esse espaço que fica entre o início e o final possui algumas divisões, que são as chamadas fases da vida: a infância, a adolescência, a idade adulta e a velhice. Nós, seres humanos, estamos sempre mudando!
Quando pensamos na palavra "família" logo nos vem a mente um grupo composto de pai, mãe, filhos, numa relação heterossexual. Já hoje em dia, nós temos estamos em transição familiar, porque após a Revolução Industrial muita coisa mudou, já podemos ver famílias monoparentais, famílias de uma relação LBGTQ+, e etc...
Os estressores verticais são os “padrões de relacionamento e funcionamento que são transmitidos para as gerações seguintes de uma família. São as atitudes, tabus, expectativas, rótulos e questões opressivas familiares com as quais nós crescemos e convivemos (Bowen in Carter & McGoldrick, 1995).
Os estressores horizontais são as passagens de um a outro ciclo de vida, chamados eventos predizíveis que pode sofrer a interferência de eventos impredizíveis como morte prematura, doenças crônicas, acidentes, etc.
O relacionamento familiar é um aspecto básico das nossas vidas. Saiba como se comunicar uns com os outros de forma mais positiva. Uma família é herdada e não se pode escolhê-la. Para muitos, o relacionamento familiar é um problema e fonte de conflitos, mas, para outros, trata-se de uma fonte de grande felicidade.
Quando a família não cumpre esse papel social, o resultado são crianças e adolescentes. totalmente sem limites. ... Existem muitos casos de moradores de rua, envolvimento com drogas e crimes que resultaram da desestabilização familiar. Mas a instituição familiar pode ser reestruturada ou reconstruída.
Resposta: pra mim a família é o berço da sociedade e é essencial para ser humano que a todo momento está envolvido com as camadas da sociedade. ter uma família representa estar apoiado por pessoas que querem a todo momento ver o nosso bem, pessoas pelas quais podemos confiar e revelar nossos principais segredos.
Minha família é o meu maior tesouro
Resposta: Porque a família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. ... Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social.
Primeiramente, pense e reflita sobre você e sua família. Pense no que quer falar, como uma viagem, ou quanto tempo passam juntos. Tente não ser repetitivo. Pense no que mais gosta na sua família ou mesmo o que não gosta.
A família é o berço do amor, da compreensão, do afeto, é o lugar onde as pessoas devem encontrar apoio, lições e aprendizados, mas que acima de tudo, as relações sejam saudáveis e de convivência harmônica.
Resposta. Basta separarmos cada sílaba da palavra e conta-las. Logo família é trissílaba.
Para muitas pessoas, demonstrar o amor pela família não é uma tarefa simples....Então preste atenção a estas dicas:
Nada supera o amor de uma mãe.
A Bíblia diz: Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo. Então, podemos demostrar amor sendo gentis e compreensivos uns com os outros. Tendo empatia e ajudando como for possível, quando o outro estiver aflito ou com problemas. Ou fazendo o outro sorrir quando estiver triste.