EQST

O Que A Verossimilhança Da Alegaço?

O que é a verossimilhança da alegação?

A verossimilhança das alegações é uma prova de primeira aparência, e que se afere por regras de experiência comum, normalmente em decorrência de eventos corriqueiros, que ocorrem no dia-a-dia, e que assim dão credibilidade à versão do consumidor.

O que é verossimilhança da alegação e qual a sua importância?

A verossimilhança é um dos pressupostos da antecipação de tutela prevista no cap. do artigo 273 do Código de Processo Civil conjuntamente com a prova inequívoca. Ou seja, verossimilhança da alegação é a confrontação com a verdade das afirmações contidas na petição inicial de um processo judicial.

Quando for verossímil a alegação?

O artigo 6º, VIII determina que haverá a inversão do ônus da prova ao consumidor, quando, no processo civil, for verossímil a alegação ou quando for o consumidor hipossuficiente na relação de consumo. Para CAVALIERI FILHO (ob. ... 136), assim discorre a respeito da inversão do ônus da prova.

Como comprovar a verossimilhança?

A verossimilhança das alegações será extraída através das provas trazidas aos autos que convençam o magistrado sobre a probabilidade dos fatos serem verdadeiros, sendo suficientes em razão de outros fatos objetos em razão da controvérsia.

O que é a prova inequívoca da verossimilhança?

Existirá prova inequívoca toda vez que houver prova consistente, capaz de formar a convicção do juiz a respeito da verossimilhança do direito. Se se tratasse de prova inequívoca da existência do direito, a tutela não seria antecipatória, mas a própria tutela satisfativa final.

Qual a relação entre verossimilhança é verdade?

Em sentido genérico e comum, verossimilhança é a qualidade ou o caráter do que é verossímil ou verossimilhante; e verossímil, o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro, que não repugna à verdade provável.

O que significa hipossuficiência do consumidor como requisito para a inversão do ônus da prova?

A hipossuficiência é, portanto, condição precípua somente quando diante de uma relação de consumo constituída, na qual se verifique evidente desequilíbrio em detrimento do consumidor, ao passo que não seria correto ou adequado exigir prova por parte do consumidor, pois notadamente torna dificultosa a comprovação.

O que é hipossuficiência no Direito do Consumidor?

vSendo assim, entende-se por Consumidor Hipossuficiente aquele que se encontra em situação de impotência ou de inferioridade na relação de consumo, ou seja, está em desvantagem em relação ao fornecedor, decorrente da falta de condições de produzir as provas em seu favor ou comprovar a veracidade do fato constitutivo de ...

É direito básico do consumidor quando a critério do juiz for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente segundo as regras ordinárias de experiências?

"São direitos básicos do consumidor: (...) a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências" (CDC, art. 6º, inc.

Quando é possível a inversão do ônus da prova?

Inversão do ônus da prova é um instituto do direito que determina que a prova de uma situação alegada deve ser feita por quem está sendo processado. É uma hipótese de exceção já que a regra geral do Processo Civil estabelece que a prova deve ser produzida por quem alega o fato que constitui o seu direito.

Quem alega tem que provar CPP?

A prova da alegação (onus probandi) incumbe a quem a fizer (CPP, artigo 156, caput). ... A carga do acusador é de provar o alegado; logo, demonstrar que alguém (autoria) praticou um crime (fato típico, ilícito e culpável).

Quais são os requisitos para a inversão do ônus da prova?

"A inversão do ônus da prova é medida excepcional que não deve ser banalizada, aplicando-se somente quando verificada a dificuldade ou impossibilidade de o consumidor demonstrar, pelos meios ordinários, a prova do fato que pretende produzir, não podendo ser considerada como princípio absoluto.

O que é prova inequívoca das alegações?

O melhor entendimento para "prova inequívoca" é aquele que afirma tratar-se de prova robusta, contundente, que dê, por si só, a maior margem de segurança possível para o magistrado sobre a existência ou inexistência de um fato.

O que significa verossímil na literatura?

De forma geral, o conceito de verossimilhança está relacionado à verdade, ao que se apresenta – ou tem aparência − de verdadeiro. Esse estudo é fundamental para a literatura. ... Semelhante à verdade; que parece verdadeiro.

O que é uma narrativa verossímil?

Verossimilhança provém do latim verisimilis, cujo sentido se atém a “provável”, ou seja, a narrativa precisa ser constituída de um universo possível, no intuito de provocar no leitor a sensação de que algo pode realmente existir, acontecer.

O que acontece quando o juiz inverte o ônus da prova?

Como já explanado, a inversão do ônus da prova configura uma facilitação dos direitos pretendidos pelo consumidor e se explica como uma norma que tem a função de equilibrar a relação de consumo, face à reconhecida hipossuficiência e vulnerabilidade do consumidor.

Quando o consumidor é considerado hipossuficiente ou vulnerável?

vSendo assim, entende-se por Consumidor Hipossuficiente aquele que se encontra em situação de impotência ou de inferioridade na relação de consumo, ou seja, está em desvantagem em relação ao fornecedor, decorrente da falta de condições de produzir as provas em seu favor ou comprovar a veracidade do fato constitutivo de ...

Quais os requisitos para inversão do ônus da prova no direito do consumidor?

De acordo com o texto legal, quando o consumidor for (além de vulnerável, condição presente em todos os consumidores) hipossuficiente, ou quando houver presença de verossimilhança em suas alegações, de acordo com critério do juiz, ocorrerá a inversão do ônus da prova.