A taxa de desconto é o indicador utilizado para comparar o retorno de um determinado investimento, seja em títulos, seja na compra de uma empresa ou apenas de suas ações. Ele está relacionado ao estudo de viabilidade econômica de um negócio e não deve ser confundida com o retorno do investimento (ROI).
O Valor Presente Líquido (VPL) é calculado para sabermos qual o valor atual de um investimento, bem como a sua rentabilidade. O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
É fácil entender que quanto menor forem as taxas de desconto maior será o preço justo, e quanto maior a taxa de desconto menor.
Na prática, a taxa de desconto é composta pela média de todos os custos de recursos utilizados pela empresa ponderados pelo montante correspondente a cada recurso. Para calcular esse indicador, basta utilizar a fórmula: WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) x (1-IR)
Desse modo, podemos dizer que o WACC é a taxa mínima aceitável de retorno de um capitalista em um investimento numa empresa. Por exemplo, digamos que uma empresa apresente retornos de 18% e tenha um WACC de 10%. Isso significa que a empresa está gerando 8% de retorno sobre cada real que a empresa investe.
O desconto comercial, que também chamado "desconto por fora" ou "desconto comercial simples", difere do desconto racional principalmente por que se trata de uma taxa aplicada ao valor nominal do título. Em seu cálculo, não ocorre uma descapitalização, como no caso do desconto racional.
Qual é o líquido de uma duplicata que, descontada por fora, a 5% a.m., em 120 dias, sofreu o desconto de R$ 700,00? Resp. R$ 2.