EQST

O Que A Meningite Bacteriana?

O que é a meningite bacteriana?

A meningite bacteriana aguda é uma inflamação, que se desenvolve rapidamente, das camadas do tecido que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e o espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando é causada por bactérias.

Como se contrai a meningite?

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.

Qual a meningite mais perigosa bacteriana ou viral?

A bacteriana é a mais grave. Sem nenhuma dúvida. A bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo.

Por que a meningite é considerada grave?

A Meningite é uma doença inflamatória que atinge as Meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e o cérebro. A doença é considerada perigosa e fatal pelo fato de provocar lesões mentais, motoras e auditivas.

O que podemos fazer para evitar a meningite?

Como evitar a doença?
  1. Vacine-se contra a meningite: existe vacina contra hemófilos, meningoco e pneumococo, para a maioria das cepas patogênicas mais frequentes;
  2. Lembre-se sempre de higienizar as mãos;
  3. Não compartilhe itens como copos, cigarros ou escovas de dente com outras pessoas;
Mais itens...•4 de ago. de 2020

Quais são as meningites bacterianas?

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo.

Quais são as sequelas que a meningite pode deixar?

As sequelas da meningite viral podem incluir perdas de memória, diminuição da capacidade de concentração ou problemas neurológicos, especialmente em pacientes que sofreram de meningite viral antes do 1º ano de vida.

É verdade que quem teve meningite não pode ter filhos?

A resposta é sim. As meningites bacterianas são causadas por diferentes bactérias e seus subgrupos: meningococo, pneumococo, listeria, haemophilus e portanto, ter tido meningite bacteriana não isenta ninguém do risco de ter outro episódio.

Qual a diferença entre a meningite viral é bacteriana?

A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.

Qual o perigo da meningite viral?

As sequelas da meningite viral podem incluir perdas de memória, diminuição da capacidade de concentração ou problemas neurológicos, especialmente em pacientes que sofreram de meningite viral antes do 1º ano de vida.

O que pode ser feito para evitar a cólera?

A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se multiplica rapidamente no intestino humano.
  1. Em caso de surto da cólera, siga estes conselhos para evitar o contágio:
  2. Beba água engarrafa.
  3. Cuidado com o banho.
  4. Prefira alimentos cozinhados na hora.
  5. Evite alimentos crus.
  6. Lave bem os vegetais.
  7. Escolha locais limpos.
Mais itens...•28 de mar. de 2019

Quais as vacinais disponíveis do Sistema Único de Saúde que podem prevenir a meningite?

As Unidades Básicas de Saúde (SUS) disponibilizam as vacinas penta de células inteiras, Hib, VPC10 e as meningocócicas conjugadas C e ACWY.