O estado de Minas Gerais começou a ser explorado pela primeira vez no século XVI, quando os bandeirantes entraram na região à procura de ouro e pedras preciosas. Quando soube que a região era rica em minérios e recursos naturais, a Coroa Portuguesa fundou a primeira vila de Minas Gerais em 1711, na cidade de Mariana.
Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas.
150 anos
O estado de Minas Gerais completa 300 anos no dia 2 de dezembro de 2020 e o ano de comemorações do tricentenário começa nesta segunda-feira (2), em Belo Horizonte.
12 de dezembro de 1897 - Nessa data a capital de Minas Gerais deixou de ser Ouro Preto. Quando nasceu, como capital do Estado de Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte chamava-se simplesmente Cidade de Minas.
Casarão da Barragem Santa Lúcia
Praça da Liberdade
120 anos de Belo Horizonte
Outras curiosidades sobre o Edifício Concórdia Corporate
12 de dezembro de 1897
O novo município foi construído no auge da modernidade, planejado pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis, que tinha como pretexto criar a cidade do futuro, devido a ideia de progresso que se instaurou em todo o Brasil do final do século XIX ao início do século XX, com a proclamação da república em 1889.