Um novo projeto só aumentará o valor da empresa se o desembolso necessário for inferior ao valor presente líquido (VPL) dos fluxos de caixa esperados com base nesse projeto. Sendo assim, deve-se investir em um projeto se o VPL for maior que: ... 3 - o dobro do investimento.
Bom, para um Valor Presente Líquido igual a zero a TIR deve ficar em um ponto entre 10% e 15%. Se formos prosseguir com os cálculos, chegaremos a uma TIR de 13,1%. Isso significa que se o retorno exigido for menor que 13,1%, o projeto será viável. Caso seja maior que 13,1% o mesmo deverá ser rejeitado.
Dentre as vantagens da TIR, estão os seguintes pontos:
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial. A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
Os passos para o cálculo são:
Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR) Quando o Valor Presente Líquido é negativo, sugere que o investidor poderá resgatar somente um valor menor do que foi investido e assim, não se deve aplicar no investimento.
Para calcular o Payback em meses ou anos, basta dividir o numero de peças necessárias para pagar o investimento, pelo numero estimado de peças a produzir no período.
Quando usar o Payback Simples e o Descontado Por isso, 90% das vezes ele é a melhor saída, principalmente quando são investimentos mais simples e com prazos e riscos menores. Com ele, você consegue uma aproximação muito boa do período que vai demorar para o seu dinheiro voltar.
O cálculo do ROI consiste no ganho obtido menos o valor investido, resultado que deve ser dividido pelo valor do investimento. Por exemplo, se você fez um investimento no valor de R$ 5 mil que rendeu R$ 12 mil, o retorno sobre o investimento foi de 1,4 vezes o valor aplicado inicialmente.
Qual das alternativas abaixo representa uma "desvantagem" do método do Payback? Não considera o valor do dinheiro no tempo. É bastante difundido no mercado. Seu resultado é de fácil interpretação.