EQST

Cone Sul?

América como um continente de uma grande área é dividida em três áreas principais: América do Norte, América Central e América do Sul. A partir de um ponto geográfico da América do Sul apresenta na sua parte meridional uma forma cónica geométrica e, por esta razão, a conversa do .

Um conceito geográfico e político

Se começarmos a partir da figura de cone de referência, no ápice do Cone Sul é o Cabo Horn e as duas linhas do cone conectar o Oceano Pacífico e Atlântico. O topo da figura corresponde à área geográfica da Argentina, Chile e Uruguai. A extensão geográfica deste vasto território de mais de três milhões de quilômetros quadrados, muito superior à superfície da República da Argentina.

O conceito geográfico de Cono Sur tem implicações políticas e vários estratégico: há um Mercado Comum do Cone Sul e do Mercosul referidas várias nações da América do Sul, bem como um número de ligações comerciais ou entidades sob o nome Cone Sul).

A partir de uma cultural e historicamente territórios do Cone Sul têm pontos óbvios em comum: espanhol como uma língua comum, história semelhante marcado pelo processo de descolonização no século XIX e interesses estratégicos comuns.

O espaço comum, como a idéia de unificação

A existência do Cone Sul como uma realidade geográfica com uma dimensão política e cultural nos faz lembrar de outros exemplos semelhantes de alianças (a União Europeia, o eixo dos países do Mediterrâneo ou a Aliança do Pacífico). No entanto, às vezes as ligações geográficas não são decisivos para criar algum tipo de comunidade (por exemplo, a Comunidade Britânica ou a inspiração Francofonia estão enraizadas na história da Grã-Bretanha e França).

A linguagem da matemática em geografia física

Usando uma terminologia matemática na descrição geográfica do planeta é relativamente comum. A este respeito, é pênis recordar vários exemplos: o círculo Ártico, Linha do Equador, Greenwich Mean Time ou o Triângulo das Bermudas. Esses exemplos nos lembram que formas geométricas além da linguagem matemática, uma vez que servem de mencionar qualquer descrição em que há uma semelhança entre a realidade e matemática. Algo semelhante acontece com outras denominações geográficas, que são baseados em outras semelhanças (Corno de África ou o nome da península como o boot).

AS PESSOAS TAMBÉM PERGUNTAM:

Quais são os países do Cone Sul?


O Departamento de Países do Cone Sul (CSC) é responsável pela promoção e desenvolvimento das estratégias e programação do Banco na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.


O que significa o Cone Sul?


Cone Sul é o nome por que conhecemos o triângulo geográfico formado por Chile, Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil, regiões que têm características geopolíticas semelhantes.


Por que Cone Sul?


O Cone Sul é uma região geográfica que engloba a parte sul do continente sul-Americano, tem esse nome por conta de sua aparência que assemelha-se a uma triângulo. A região é composta pelo Uruguai, Argentina e Chile.


Por que inicialmente o Mercosul era chamado de Cone Sul?


Por que será que inicialmente o bloco de países participantes foi chamado de Cone Sul? O Cone Sul é a forma como é conhecida a zona mais ao sul da América do Sul, pois seu formato realmente assemelha-se a um cone.


São Paulo faz parte do Cone Sul?


Também inclui-se o estado brasileiro de São Paulo ao Cone Sul, devido a várias características em comum com os outros países da região, como clima, proximidade, alta industrialização e urbanização e um grande PIB.


Quais são as principais riquezas da área do Cone Sul na América do Sul?


A América do Sul possui grandes jazidas de ferro, no Brasil e Venezuela, cobre, no Chile, e estanho, no território boliviano, que possui a maior parte dos minérios do hemisfério sul. Outros minérios importantes como o nióbio, bauxita, prata, vanádio, também são encontrados em território sul-americano.