Com o cinema na sala de aula é preciso, então, certos cuidados, entendendo que o filme em questão:
- Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual; - Apresentar o Cinema aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento; ... - Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede municipal de ensino.
O uso de vídeos e filmes em sala de aula surge como ferramentas que oportunizam a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades.
O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica. Faz-se necessário escolher como apresentar aos alunos o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas no planejamento do professor.
Pergunta 5 Quanto à metodologia para trabalhar com filmes em sala de aula, a informação incorreta é: Resposta Selecionada: e. deve-se manter a ideia original da história, sem relacioná-la com o ponto de vista atual do professor/aluno.
A origem do Cinema está associada à invenção do cinematógrafo, no século XIX, um aparelho capaz de capturar “imagens-movimento”. ... A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.
A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa técnica ou da eloquência e poesia. A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee".
Thomas Edison
No entanto, foi a invenção dos irmãos Auguste e Louis Lumière - fabricantes de produtos fotográficos em Lyon, na França - que tiveram o maior sucesso comercial. No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema).
No final do século 19, diversos inventores como Thomas Edison e os Irmãos Lumière trabalharam em máquinas que captavam e projetavam imagens. Com a invenção de tais máquinas, nasceu o Cinema e a primeira fase foi a Era do Cinema Mudo, que ocorreu entre 1894 a 1929.
Griffith, “Dream Street” (1921), foi exibido em Nova York com uma única sequência de canto e ruídos de multidões, usando o Photokinema. O filme foi precedido por um programa de curtas-metragens, incluindo uma sequência com Griffith falando diretamente para o público, mas o recurso em si não tinha cenas “falantes”.
Um filme mudo é um filme que não possui a trilha sonora de acompanhamento que corresponde diretamente às imagens exibidas, sendo esta lacuna substituída normalmente por músicas ou rudimentares efeitos sonoros executados no momento da exibição.
Após o obscuro período da Idade Média onde a Inquisição proibiu qualquer livre manifestação artística, surgiu na França em 1813 um genial pantomímico que reavivou o gênero. Jean-Gaspard Debureau criou o personagem Baptiste oriundo da família dos Piêrrots da comédia francesa.
Teatro mudo é uma expressão artística que consiste em mostrar seus sentimentos e desejos, sejam eles reais ou não sem utilizar a fala ou a escrita. Diferentemente da mímica, o teatro mudo não fica "apontando" para o que deve ser visto, como quando queremos mostrar que é o pé e apontamos para ele.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
A arte Mímica Corporal Dramática, criada pelo artista cênico francês Étienne Decroux (1898-1991), ao possuir em seu nome próprio o vocábulo “dramático” sinaliza o desejo do artista de sua proximidade, ou mesmo inclusão, no campo teatral, uma vez que drama e teatro são denominações que se relacionam historicamente.