Como tratar degeneraço do menisco? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia. No início do tratamento fisioterapêutico o indivíduo deverá fazer repouso, evitando mexer a perna, colocando gelo para diminuir a dor. Após alguns dias poderá andar com o auxílio de muletas e uma joelheira.
O que é degeneração do menisco?
Uma lesão de menisco degenerativa é uma lesão que se desenvolve lentamente, tipicamente envolvendo uma clivagem horizontal do menisco em uma pessoa de meia-idade ou idosa. Tais lesões de menisco são frequentes na população em geral e são muitas vezes encontradas acidentalmente na ressonância magnética do joelho.
Qual o sintomas do menisco?
Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:
dor;
rigidez e inchaço;
bloqueio ou travamento do joelho;
sensação de que o joelho está "falseando";
incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.
Quando é necessário operar o menisco?
Tratamento da lesão de menisco. As lesões traumáticas costumam ser tratadas cirurgicamente. Já as lesões degenerativas normalmente devem ser manejadas sem cirurgia. Na dúvida, o médico inicia o tratamento sem cirurgia e avalia a resposta do paciente.
O que acontece com a retirada do menisco?
“A retirada do menisco é a pior conduta a ser feita, porque leva a um processo de artrose”, alerta o especialista Dr. Rene Abdala. Nem mesmo a cirurgia é indicada em todos os casos. Para o especialista, algumas lesões podem ser tratadas de maneira simples e sem a necessidade de métodos invasivos.
Onde dói o menisco?
A queixa mais comum nas pessoas com ruptura do menisco é DOR NO JOELHO. Essa dor tende a localizar-se na linha da articulação, que é onde o menisco fica (entre o fêmur e a tíbia). O joelho possui a linha articular medial (parte de dentro joelho) e a lateral (parte de fora do joelho).
Quais os riscos de uma cirurgia de menisco?
Em estudo, 100% dos joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteoartrite até um ano depois do procedimento. A operação para reparar lesão no menisco, um problema comum no joelho, pode aumentar o risco de artrose, também conhecida como osteoartrite, e de perda de cartilagem.
O que acontece quando se tira o menisco?
O PROCEDIMENTO “A retirada do menisco é a pior conduta a ser feita, porque leva a um processo de artrose”, alerta o especialista Dr. Rene Abdala. Nem mesmo a cirurgia é indicada em todos os casos. Para o especialista, algumas lesões podem ser tratadas de maneira simples e sem a necessidade de métodos invasivos.
Quais as funções do menisco há consequência se o retiramos?
Quando o menisco é lesionado, parte da função dele fica comprometida e o joelho acaba sofrendo mais carga do que o normal. Estudos recentes mostram o acompanhamento a longo prazo dos pacientes que tiveram o menisco retirado.
O que fazer depois da cirurgia do menisco?
3 dias atrás
Nos casos onde a sutura do menisco foi realizada, para que a cicatrização ocorra, em geral, o cirurgião orienta que o paciente fique 6 semanas em média sem soltar o peso na perna operada e deambulando com um par de muletas.
Como é a dor de menisco rompido?
O menisco rompido inclui sintomas como a dor, tanto na parte de dentro (menisco medial), quanto na parte de fora (menisco lateral) que se agrava durante a rotação do joelho, quando paciente se agacha ou estica demais o joelho. Outro sintoma bastante como é a sensação de bloqueio ou travamento.