O tratamento da água dura para a retirada de Ca2+ e Mg2+ é conhecido por abrandamento e pode ser realizado de duas maneiras: Precipitação química e troca iônica. Abrandamento por precipitação química. Metodologia: O processo se dá por adição de cal (CaO) e carbonato de sódio (Na2CO3).
Para remover o cálcio e o magnésio das contas, a solução de sódio de alta concentração do tanque de salmoura é arrastada através do leito de resina. Os íons de sódio na solução deslocam os íons de cálcio e magnésio, liberando-os de volta à solução. O sódio na água foi agora trocado por cálcio e magnésio.
A solução para a dureza pode ser conquistada com a utilização de filtro abrandador , este equipamento realiza a troca iônica no tratamento da água, onde resinas carregadas ionicamente substituem os íons dos minerais de dureza (Cálcio e Magnésio) por íons de sódio.
Problemas e soluções para a dureza da água Por exemplo, para remover o acúmulo de calcário em eletrodomésticos como chuveiros ou mesmo nas torneiras, basta um pouco de vinagre branco dissolvido em água. Para aparelhos maiores como máquinas de lavar e secadoras, podem ser necessárias soluções mais caras, como pastilhas.
Sem um purificador, a água pesada pode causar estragos nos cabelos. Os minerais da água de poço, ou água pesada, em geral, têm altos níveis de ferro, magnésio e cálcio, que se apõem ao cabelo e aos folículos do couro cabeludo, tornando o cabelo opaco e incontrolável.
Tecnicamente falando, a dureza de uma água se refere à quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Ou seja, quanto maior a quantidade desses sais dissolvidos na água, mais dura ela é considerada.
A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio - geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfeto. Em concentrações acima de 150mg/L, água é classificada como dura. Teores entre 150 e 75mg/L, como moderadas e, abaixo de 75mg/L é chamada de água mole.
Condutibilidade: os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.
12 DOPAGEM DE UM SEMICONDUTOR Uma forma de aumentar a condutividade de um semicondutor é pelo processo de dopagem. Isso significa uma adição de átomos de impureza ao cristal intrínseco a fim de alterar sua condutividade elétrica. ... Esses materiais doarão um elétron adicional para o cristal de silício.