Para converter a unidade de m³ em m², devemos dividir o volume por alguma de suas medidas. De maneira análoga, para converter m² em m³, devemos multiplicar a área pela medida restante.
Multiplique a medida da Etapa 1 pela altura ou profundidade da Etapa 2. Este novo produto é o seu metro cúbico. Continuando o exemplo: 100 m² x 10 m = 1.
Se um metro vale 100 centímetros, então para converter 1 cm³ em 1 m³, devemos dividir o valor por 100 três vezes, ou seja, dividir por 1.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
O metro quadrado é calculado da seguinte forma: lado x lado. A maioria dos terrenos são retangulares. Vamos levar isso em consideração e realizar o cálculo. Um terreno possui 14 metros de frente (essa medida pode ser chamada de testada) e 22 metros de profundidade.
Caso não tenha acesso ao projeto do imóvel, basta medir dois lados adjacentes do piso que será revestido e multiplicar esses dois valores. Exemplo: um quarto que tenha 3 metros de comprimento por 3 metros de largura terá 9 metros quadrados (3 m x 3 m = 9 m²). Para o piso será usada essa mesma metragem.
A medida corresponde a um quadrado com um metro de comprimento em cada lado. Um metro quadrado (1m2) equivale a dez mil centímetros quadrados (10.
Ou seja, 1 tijolo tem 0,0252 m². E quantos tijolos cobrem 1m²? Para chegar no resultado, faça o seguinte cálculo: 1m² ÷ 0,0252 = 39,68. Ou seja, é preciso aproximadamente 39 tijolos de 6 furos para cobrir uma área de 1m².
Os materiais costumam ser vendidos ao milheiro, então veja quantos metros de parede você consegue fazer com um milheiro. Tijolos maciços: No caso dos tijolos maciços, por exemplo, pra fazer 1 m² de parede de meia vez, você vai usar 36 tijolos. E com um milheiro, você consegue fazer 28 m² de parede.
Tijolos cerâmicos de 8 furos com medidas de 20 cm x 20 x 10. Vc vai acentuar em torno de 12 Mts. quadrados. Em torno de 300 tijolos por saco....
Dado: Para cada 1000 tijolos maciços é necessário 0,80 m3 de areia.
Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.
Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado. Bastaria multiplicar esse valor por toda a área para chegar ao valor total de cimento comprado.
Como calcular quantidade de cimento O resultado é 8,3 kg de cimento por m2. Então, aplique essa proporção para uma medida de 80 m2, por exemplo: 8,3 x 80 m2: 664 kg de cimento.
O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg. Também são levadas em conta área a rebocar e espessura da camada de argamassa.
Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar. E finalmente, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é só dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo ou bloco com argamassa.
A título de curiosidade, um saco de cimento com 50 kg tem em média 36 litros ou 0,036 m³.
Ainda segundo o levantamento, o cimento demonstrou uma dispersão entre o preço máximo e mínimo de 28%, sendo que o maior preço encontrado para o saco de 50kg do cimento foi de R$23,00 contra R$19,70 para o menor preço.
Há alguns tipos de caminhão betoneira no mercado que diferem entre si pelo volume de concreto que conseguem produzir e transportar, o mais tradicional é o caminhão com capacidade para 8m³, outros modelos tem capacidade variando entre 5m³ a 10m³.