Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento (LER - Lesão por Esforço Repetitivo). Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da inflamação, tornou-se uma importante doença ocupacional.
Conheça os sinais mais comuns:
A Tendinite pode ocorrer em várias outras partes do corpo, incluindo o cotovelo, tornozelo, ombro, pulso, dedos ou joelho e ser causada por excesso de uso de um tendão, mas também por lesão decorrente do esporte. A Tendinite pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos que praticam esportes.
Por quê? O tendão é um cordão fibroso que tem a função de unir o músculo ao osso. Se ele sofrer traumas diários (aqueles movimento repetitivos do dia a dia) e não tiver o apoio dos músculos para aguentar o tranco, fica sobrecarregado — é essa sobrecarga que provoca inflamação.
As lesões mais comuns nesta área são tendinites e lágrimas. Ocorrem quando um tendão se desprende do músculo como resultado de sobreexerção ou lesão. Geralmente, as condições do manguito do rotador causam desconforto que pode ser insuportável à noite.
Lesão muscular Este músculo fica entre as últimas vértebras da coluna e as bordas das escápulas, por isso, o esforço físico em excesso ou movimentos bruscos com os braços podem levar a uma distensão ou estiramento do músculo, provocando dor na região escapular.