No processo de reabsorção, as principais células envolvidas são os osteoclastos, que são células especializadas derivadas dos monócitos/macrófagos da linhagem hematopoiética que degradam a matriz óssea resultando na lesão óssea periapical11-12.
Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.
A reabsorção óssea é uma das partes do processo de remodelação dos ossos, atuando em conjunto com a formação óssea. Estas duas etapas interligadas são intermediadas, respectivamente, pelos osteoclastos e osteoblastos, dois tipos de células do tecido ósseo.
Imagens radiolúcidas podem representar dentina desmineralizada, lesões ativas de cárie ou materiais não radiopacos. Imagens discretamente radiopacas, freqüentemente interpretadas como dentina reacional, podem também representar dentina desmineralizada.
A radiopacidade é um pré-requisito imprescindível para materiais utilizados como base e forramento de restaurações. Possibilita que o profissional identifique a presença do material, permitindo a diferenciação com a estrutura dental adjacente.
Resposta. As estruturas escuras nas radiografias são radio lúcidas . estruturas radiopacas são aquelas em que os raios-x provenientes do cilindro ou tubo de Hittorff-Crookes (ou simplesmente cilindro radiográfico), não conseguem atravessá-las. ... As estruturas escuras nas radiografias são radio lúcidas .
Numa radiografia o que aparece branco é onde os raios-x não passaram ou passarem pouco (como osso, metal, partes mais densas do corpo). ... Essas partes escuras são quase transparentes aos raios-x, daí o nome radiotransparentes (ou radioluscentes).
Radiolúcidas: são imagens de estruturas que absorvem pouco os raios X. Radiopacas: são imagens de estruturas que possuem maior poder de absorção dos raios X. ... A classificação de uma imagem em radiolúcida ou radiopaca se faz através da comparação com a densidade de áreas próximas que servirão de fundo para a imagem.
Uma imagem radiolúcida é uma região onde a radiação não sofre obstáculo para atravessar, gerando uma imagem escura em radiografias. Exemplo de uso da palavra Radiolúcidas: Minha panorâmica acusou uma imagem radiolúcida na coroa do dente, acho que é o canal ou coisa do tipo.
Quanto mais exposto à radiação, mais escuro se torna o filme após a revelação. Após acionar o equipamento e revelar o filme, evidenciou-se a imagem mostrada na figura abaixo. absorção da radiação eletromagnética e a consequente ionização dos átomos de cálcio, que se transformam em átomos de fósforo.
Aspecto radiográfico: O tecido pulpar não oferece resistência à passagem dos raios-x, portanto, a câmara pulpar e o canal radicular constituem áreas bem radiolúcidas de formatos variados, dependendo de cada dente observado.
Estruturas Anatômicas Visíveis em Radiografias
A revelação para filmes de Raios-X são mais eficientes quando usadas dentro de um limite de temperatura (temperatura ideal 21ºC). Em temperaturas abaixo da recomendada, algumas das substâncias químicas claramente atrasam sua atividade e podem causar uma revelação insuficiente e uma fixação inadequada.
Lâmina dura É a cortical óssea que envolve a porção radicular. Aparece como uma linha radiopaca contínua, contornando o espaço pericementário. Crista óssea alveolar Entre um dente e o outro, a continuidade da lâmina dura forma a crista óssea alveolar. É uma estrutura radiopaca.