Os medicamentos mais utilizados no tratamento da espasticidade são o baclofen, o diazepam, dantrolene, a clonidina, a tizanidina, a clorpromazina e também a morfina.
Alguns tipos mais comuns são:
Um exemplo de doença que cursa com espasticidade é o acidente vascular encefálico (AVE ou AVC). Já a rigidez é um endurecimento muscular, que diminui a velocidade e amplitude dos movimentos, não-dependente de velocidade e presente em todo o arco de movimento.
A hipertonia é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de estiramento, podendo resultar em aumento da rigidez devido à sinalização constante de contração muscular.
Hipotonia é um termo médico que indica diminuição do tônus muscular. Também conhecido como flacidez. Também pode ocorrer doenças que afetam partes do cérebro, principalmente o cerebelo.
Mas o que causa a flacidez? Além da idade e do envelhecimento das células, quando tudo no nosso corpo desacelera e cansa, inclusive a renovação das fibras elásticas, outros fatores podem levar à flacidez ainda na juventude. Alguns desses fatores são a influência hormonal, a obesidade e a gravidez.
A pele flácida é caracterizada pela falta de fibras de sustentação do tecido, o colágeno e a elastina, resultado da idade ou de um grande processo de emagrecimento. Existem dois tipos de flacidez, a muscular e a da pele.
A flacidez da pele é uma disfunção estética muito comum e pode ser resultado de vários fatores, como a má alimentação, o envelhecimento e até o tabagismo. Tal disfunção ocorre por causa da perda de colágeno e elastina, que são fibras de sustenção da pele. Isso faz com que a pele se torne flácida e o tecido frouxo.
A flacidez ocorre quando as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina, são afetadas pela falta de nutrientes ou oxigenação, ocasionando uma atrofia do tecido, seja muscular ou cutâneo. É muito comum que os dois tipos apareçam associados, dando um aspecto ainda pior às partes do corpo afetadas.
Assim, algumas dicas importantes para o tratamento da flacidez são:
Assim, os melhores tratamentos estéticos contra flacidez na barriga incluem:
“A aplicação de enzimas pode ser feita de duas maneiras. A primeira é via intramuscular, que tem como objetivo eliminar o peso corporal total. Nesse, a enzima é aplicada na região glútea. A segunda opção é a aplicação subcutânea, que é na região onde deseja eliminar a gordura”.
Cremes e máscaras caseiras para flacidez
No que diz respeito à alimentação, o melhor para aquelas que querem eliminar a barriga flácida no pós-parto são os alimentos que contém proteínas magras, além daqueles que complementam sem gordura. Podemos citar alguns alimentos como: Ovos. Peito de Peru.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga
Como evitar a flacidez após a gestação Escolha cremes específicos, compatíveis com a amamentação e livres de ingredientes questionáveis. Aplique sempre após o banho, com movimentos delicados no corpo e também nos seios; Uma das melhores maneiras de perder peso no pós-parto é amamentar.
1. Em quanto tempo, em média, o corpo da mulher volta ao normal depois do parto? Por quê? “Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta ao corpo original”, disse a dermatologista Meire Gonzaga, do Femme Laboratório da Mulher.
Quando está grávida, a pele e os músculos vão distender, então vão ficar mais frouxos logo depois que teve o neném. A barriga não vai voltar pro lugar de antes automaticamente, mesmo que a mulher seja muito magra", explica.
Bicarbonato de sódio e limão O suco de limão é um produto natural muito popular para clarear manchas. Para fazer esta receita, corte um limão ao meio, polvilhe-o com bicarbonato de sódio e esfregue-o suavemente em suas axilas.