O conjunto V, onde valem as duas operações elencadas acima, é chamado de Espaço Vetorial se, para todos os elementos u, v, w ∈ V, e α, β ∈ R, todas as 8 condições abaixo são satisfeitas:
Conjunto vazio
Bom, o inverso aditivo é o número negativo que somado com o outro gera o elemento neutro da soma.
Vamos pegar um vetor aleatório que pertença a e verificar se o vetor cumpre a função do elemento neutro da soma, beleza?!
Propriedades e Teoremas" title="Propriedades e Teoremas" />
Essa não faz sentido nenhum, como somaríamos uma função à um conjunto? Eliminada.
e
Assim, o elemento neutro é de fato o e então a afirmativa é VERDADEIRA.
Como pertencem a sabemos que Então:
Pra a gente provar que um conjunto é um espaço vetorial, a gente tem que ver se ele obedece os 8 axiomas que vimos acima! Por exemplo, considere o conjunto
Portanto, para saber se é um espaço vetorial devemos testar os axiomas, show de bola?!
Essa definição assusta mesmo, mas calma, a gente vai explicar com calma…com exemplos e tudo vai ficar bem claro! Pra começar com o pé direito, dá uma conferida nesse vídeo super completo que o Responde Aí preparou pra você 👇 🧡
Bom, nesse caso, podemos ver que não está definido para o espaço vetorial!
O que claramente não é verdade para todo e reais!
Opa, obtivemos na resposta! Então essa é a certa!
Letra
Agora precisamos testar a condição do conjunto, precisamos que , então:
Portanto, para saber se é um espaço vetorial devemos testar os axiomas, show de bola?!
e
Conjunto vazio
Matriz é uma tabela com informações, sejam numéricas ou não, organizadas em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas na sua horizontal e n o número de colunas na vertical. A função das matrizes é relacionar dados numéricos com o objetivo de facilitar a solução de problemas.
As matrizes organizam os números em forma de tabela, e permitem localizar um número por meio de um par (a,b) tal como na tela do computador, guardando em cada posição a sua cor. Numa tela com 256 cores, cada pixel guarda um número entre zero e 255, dando 256 possibilidades, ou 2^8 (2 elevado a 8).
Ou seja é amplamente usada nos campos de Matemática,Física,Administração,Economia,Biologia,Contabilidade,Engenharia,Química, Computação gráfica,Astronomia,Geografia entre outros.
Representação de matrizes As matrizes são sempre representadas por letras maiúsculas (A, B, C…), que são acompanhadas por índices, nos quais o primeiro número indica a quantidade de linhas, e o segundo, o número de colunas.
De uma forma geral podemos dizer que matriz é um conjunto de elementos organizados em linhas e colunas. O número de linhas é representado por m e o número de colunas é representado por n, essas quantidades devem ser maiores ou iguais a um.
Algumas matrizes, por suas características, recebem denominações especiais. Matriz linha: matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma única linha. Por exemplo, a matriz A =[4 7 -3 1], do tipo 1 x 4. Matriz quadrada: matriz do tipo n x n, ou seja, com o mesmo número de linhas e colunas; dizemos que a matriz é de ordem n.