Como ocorre a fisiologia da dor? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Fisiologia da dor Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.
Como acontece o estímulo da dor?
Dor é a percepção da nocicepção e, juntamente com outras percepções, é determinada pela interação entre a atividade neurosenssorial, a variedade comportamental e fatores psicológicos. A percepção da dor se inicia na periferia, através da ativação de nociceptores (receptor sensorial da dor).
Quais os estímulos que causam dor?
Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor:
Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc.
Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).
Mais itens...
Quais são os componentes da dor?
Portanto, parece que existem pelo menos dois componentes da dor: a dor "sensorial", que é uma resposta a um dado estímulo e que é aliviada pela remoção desse estímulo, e a dor "psicológica", que pode ser modificada por eventos contextuais externos como uma guerra ou um esporte intenso.
Quais são os mecanismos relacionados à percepção da dor?
Portanto, a dor compreende três mecanismos básicos: a transdução, caracterizada pela ativação dos nociceptores; a transmissão, o conjunto de vias sensitivas e mecanismos que permitem o impulso nervoso, gerado ao nível de nociceptores e conduzido para estruturas do sistema nervoso central (SNC) comprometidas com o ...
Onde ocorre a modulação da dor?
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Que tipos de estímulos excitam os receptores da dor?
Como ocorre a estimulação dos receptores da dor? Há pelo menos três tipos de estímulos nocivos que causam dor: Natureza mecânica: beliscão na pele, pancada, contração muscular excessiva, etc. Natureza térmica: Frio excessivo (abaixo de 15oC) ou calor excessivo (acima de 45oC).
Em quais partes do sistema nervoso são processados o estímulo da dor?
Ao atingir o tálamo, a informação é processada no núcleo ventral posterior e enviado para o córtex cerebral no cérebro. Como se trata de um caminho ascendente para o cérebro que inicia a realização da consciência da dor, há também um caminho descendente que modula a ação sensorial da dor.
Quais são os mecanismos de modulação da dor?
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Quais estruturas estão relacionadas ao processamento da dor?
Este sistema é composto por elementos neuronais da medula espinal, tronco encefálico, tálamo, estruturas subcorticais, córtex cerebral e SNP. O sistema supressor da dor é composto de neurotransmissores, encefalinas (morfinas endógenas), serotoninas (opiáceos endógenos) e serotoninérgico.