“As meditações do Osho envolvem o movimento, a dança, a respiração, catarse, além do silêncio e da inatividade, dependendo da fase em que estivermos”. No nosso caso eram cinco: expiração nasal com movimentos caóticos, catarse, ativação do 1º chakra com pulos e som, silêncio e celebração através da dança.
Mindfulness é a prática de estar ciente de seu próprio corpo, mente, sentimentos e pensamentos para criar um estado de paz e tranquilidade. Alguns sinônimos são alerta, cuidado, concentração, consciência e atenção. Mindfulness é sobre observar-se sem crítica, tendo compaixão por si mesmo.
A meditação é uma técnica de autocontrole em que o indivíduo foca o pensamento em uma imagem, som, objeto, respiração, pensamento ou atividade. Ela é usada para aumentar a consciência de si, reduzir o estresse, aumentar a concentração, melhorar o humor, a autodisciplina, o sono e a tolerância à dor.
"A meditação reduz o estresse e a ansiedade fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória, a autoestima e aumenta a capacidade de concentração".
A meditação muda a massa cinzenta do cérebro Assim como nós percebemos o ganho muscular após o exercício físico, pesquisas da Universidade da Califórnia apontam que a meditação pode estimular o crescimento de novas células cerebrais – o que significa uma massa cinzenta mais mensurável em certas áreas do cérebro.
Os cientistas descobriram que a meditação provoca um efeito físico na nossa massa cinzenta, o que ajuda a combater a degeneração cognitiva. Áreas ligadas à memória, ao foco e à empatia são estimuladas pelo o hábito da meditação.