Bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-....Existem três aspectos que identificam uma base:
Uma base é fraca quando dificilmente sofre dissociação. Para reconhecer essa característica, basta averiguar se a base não apresenta os elementos pertencentes às famílias IA e IIA, que foram descritos acima. O grau de dissociação (α) é outra forma de determinar a força de uma base.
Bases fortes: bases de metais alcalinos (NaOH, LiOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2); Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
NaOH
Exemplos de Bases
Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.
As bases inorgânicas são substâncias muito encontradas em nosso cotidiano e estão presentes desde os produtos de higiene e limpeza até os medicamentos. Possuem sempre hidroxila (OH) em sua estrutura, sendo este o único ânion presente. ... Exemplo: Ca(OH)
2)São Exemplos de Bases, EXCETO: * a) NaOH + H2O ↔ Na+ + OH- b) Mg(OH)2 + H2O ↔ Mg2+ + 2OH- c) Al(OH)3 + H2O ↔ Al3+ + 3OH- d) ZnO + HCl → ZnCl2 + H2O
Uma base para ser considerada praticamente insolúvel em água não pode pertencer às famílias IA e IIA da Tabela Periódica (com exceção do magnésio) e nem possuir o grupo amônio (NH4+).
Resposta. Resposta: As bases são definidas, segundo a teoria de Arrhenius, como compostos que em meio aquoso sofrem dissociação iônica, liberando como único ânion o hidróxido (OH-). ... Os compostos básicos podem ser chamados também de alcalinos — palavra que vem do termo árabe al kali, que significa “cinzas”.
* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. * Bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl.
As bases são formadas pela ligação iônica do ânion hidroxila (OH)- com um metal; são, portanto, compostos iônicos. Existe, no entanto, um exceção, que é o hidróxido de amônio (NH4OH), uma base que não possui um metal em sua fórmula, apesar de ser um composto iônico.
Algumas das principais propriedades das bases são: Formam soluções eletrolíticas (que conduzem eletricidade); Reagem com os ácidos por meio de reações de neutralização e geram um sal e água como produtos; Atuam sobre a cor dos indicadores ácido-base.
Resposta. HNO2 é um ácido, ácido nitroso.
Segunda parte OH = base. Primeira parte H = ácido. Nada deu certo = sal. Segunda parte O = óxido.
Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado e são sólidos. Características dos sais: 1 - Conduzem corrente elétrica quando estão em solução. ... 5 - Quando reagem com hidróxido, dão origem a outro sal e a outro hidróxido, se o hidróxido formado for menos solúvel que o empregado na reação.
Propriedades e funções O sal é uma substancia vital para os seres humanos; nosso corpo possui sais que são regulados pelos rins e pela transpiração. O sódio está envolvido na contração muscular, incluindo os batimentos cardíacos, nos impulsos nervosos e na ingestão de proteínas.