Como funciona o sistema CVT? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O câmbio de Transmissão Continuamente Variável, popularmente conhecido como CVT, funciona sem uma troca real de marchas. Ao contrário dos câmbios automático e manual, o câmbio CVT não tem engrenagens de transmissão e o aumento ou redução da marcha são realizados através de um cone hidráulico.
O que é o câmbio CVT?
O brasileiro acabou aderindo ao câmbio automático, mas ele existe em diversos sistemas. Entre eles, o chamado CVT. Porque ele não tem quatro, cinco, seis ou 10 marchas; ele tem infinitas marchas. Por isso que ele chama CVT, ele vai variando continuamente a relação.
O que é câmbio CVT em motos?
O sistema de transmissão automático CVT é composto por correia, roletes e polias, que transformam a força do motor em movimento na roda traseira, além de controlar a aceleração. Tudo isso sem que o condutor tenha de se preocupar em acionar a embreagem.
O que é embreagem CVT?
O CVT (sigla para transmissão continuamente variável) utiliza duas polias lisas interligadas por uma corrente metálica submersa em fluido de transmissão. A movimentação das polias que determina o ponto em que estará a corrente de transmissão, algo que muda em instantes.
Qual melhor câmbio CVT ou dupla embreagem?
O CVT é um câmbio ainda mais confortável que o automático comum, pois favorece um funcionamento suave e ideal do motor, o que acaba por render um nível de consumo superior, especialmente na caixa com embreagem de partida, onde a perda de energia é menor que no conversor de torque.