O papel da bobina neste caso é semelhante a um transformador elétrico, convertendo a baixa voltagem da bateria - normalmente de apenas 12 volts - para os milhares de volts necessários para alcançar a vela de ignição, atingir o combustível e, por fim, dar partida no motor.
A sigla TCI vem do inglês (transistor control ignition – ignição controlada por transistor). Nos sistemas de ignição TCI é necessário utilizar a bateria como fonte de energia, mas há uma grande diferença em seu funcionamento em relação ao sistema CDI.
No sistema de ignição, a faísca acontece nas velas, que estão colocadas para queimar o combustível do motor de combustão. Antes da faísca ser criada é preciso gerar descarga elétrica até as velas. ... A solução veio com a bobina de ignição. Por meio de fios de cobre, ela transforma a tensão vinda da bateria em alta tensão.
O avanço do distribuidor tem duas componentes: Uma centrifuga e outra a vácuo. As molas estão no avanço centrifugo, que depende da rotação do motor. A maior rotação maior abertura dos contrapesos do avanço centrifugo. ... O avanço a vácuo aumenta um pouco o avanço sobre o centrifugo para melhorar acelerações.
Para ajustar o seu sincronismo, tudo que você precisa fazer é ligar o corpo do distribuidor, num sentido ou no outro, dependendo se deseja ou não que avance ou retarde o sincronismo. Se o rotor gira no sentido horário, você vai avançar o sincronismo girando o distribuidor para a esquerda, e vice-versa.
No coletor de admissão, abaixo do carburador, voltado para o lado do para brisas, fica a conexão para a mangueira mais fina do respiro. Não tem como errar. É a única conexão no local.
Esquema de ligação das Mangueiras do Carburador Weber 460 (CHT)
Tutorial para manutenção do carburador Brosol 2E7
O giclê de aceleração injeta combustível para dentro do primeiro estágio sempre que o acelerador é comprimido. Serve para compensar o empobrecimento da mistura causado pela súbita abertura da borboleta, permitindo subir o giro do motor em uma aceleração.