Com a transposição, a água do rio é levada para lugares onde, antes, não chegava. A obra cria dois sistemas independentes de captação de água: são os chamados Eixo Norte e Eixo Leste (veja no mapa).
Chevallard conceitua “Transposição Didática” como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo “sábio” (o cientista) ser objeto do saber escolar. A Transposição Didática, em um sentido restrito, pode ser entendida como a passagem do saber científico ao saber ensinado.
Folha do Meio - O que é uma transposição de águas? Garrido - É a transferência de águas entre bacias hidrográficas é uma das várias formas de se satisfazer à demanda crescente por água em regiões nas quais os mananciais não oferecem a disponibilidade desse recurso natural necessária ao desenvolvimento.
Os impactos negativos, sobre os quais não há nenhuma referência na mensagem de Lula, vão do aumento da população de piranhas e pirampebas, peixes que podem prejudicar a pesca pelos desvios do São Francisco, até a redução da energia elétrica gerada no rio. Esse último impacto é uma das principais críticas à obra.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Atividades agrícolas, domésticas e industriais geram resíduos que, se descartados de maneira inadequada, comprometem os recursos hídricos. No caso da atividade agrícola, a poluição ocorre pelo uso de pesticidas e de fertilizantes químicos, que podem se infiltrar no solo, com risco de alcançarem o lençol freático.
A geopolítica da água gera profundo debate no contexto político da atualidade, principalmente em razão da escassez crescente desse recurso e do seu elevado caráter estratégico. A água doce, própria para consumo, é, ao lado do petróleo, o mais estratégico dos recursos naturais da atualidade.
No atual contexto global, a água virou uma questão de geopolítica porque mexe diretamente aos aspectos relacionados à sobrevivência humana, como a produção de alimentos. ... Neste contexto, até pela questão política (com parcerias com as grandes potências globais), Israel é o país que mais se beneficia com o uso da água.
Hidroconflito é um conceito introduzido recentemente no léxico da Geografia em Portugal, por alguns autores, como FRANCISCO DA SILVA COSTA (2008), e, embora atualmente nenhum dos dicionários de Geografia consultados lhe faça alusão, poderemos considerar que o termo hidroconflito designa todo e qualquer conflito, gerado ...
Zonas hidroconflitivas são casos de tensões geopolíticas geradas por conta da disputa pelo domínio e utilização de fontes de água, especialmente rios, quando estes atravessam regiões de vários Estados.
Resposta. Resposta: ocorreram por decisões de uso e preservação da água; 54 (31%) por criação de barragens e açudes e 17 (10%) por apropriação particular.
Atualmente, a maioria dos conflitos está relacionada às condições climáticas e existência de rios localizados na fronteira entre países. O Oriente Médio é hoje a região com maiores problemas de acesso à água potável devido as suas condições climáticas, já que na região predominam climas áridos.
A degradação dos cursos d'água acontece de duas principais formas: a poluição dos rios e também o assoreamento causado pela erosão e deposição de sedimentos. Um dos principais problemas socioambientais da atualidade é a crescente degradação dos cursos d'água.