Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.
Íons simples São formados por átomos de um único elemento químico. A representação dos íons é feita pelo símbolo do elemento químico que o originou e pelo valor de sua carga. Veja nas tabelas abaixo, exemplos de ânions e cátions simples.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. ... Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4.
Mesmo que soe estranho, isso acontece −moléculas de água trocam prótons uma com a outra em uma extensão muito pequena. ... Nós chamamos esse processo de autoionização da água.
Qual das expressões abaixo representa a equação para calcular a constante de ionização da água (Kw)? * LO Kw = [OH-] /H20.
Entre os fatores propostos abaixo, qual é o único capaz de modificar o valor da constante de ionização da água (Kw)? Letra d). Assim como toda e qualquer constante de equilíbrio, apenas a variável temperatura é capaz de modificar o seu valor.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).