O exame de diagnóstico por imagem realizado pela medicina nuclear é também chamado de cintilografia e constitui um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame.
No caso da radiologia, os diagnósticos permitem uma análise das alterações morfológicas das estruturas internas do corpo da pessoa examinada, ou seja, das mudanças ocorridas em seu formato. Já na medicina nuclear, os resultados permitem a análise do funcionamento dessas estruturas.
Embora a Medicina Nuclear também seja aplicada para realizar diagnósticos por imagem, ela usa métodos diferentes e é usada em situações bem específicas. Os seus métodos de realizar exames incluem o uso de radiofármaco, substâncias radiomarcadoras de nutrientes e proteínas.
Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) Da mesma forma que a cintilografia, também é realizada após a administração intravenosa de um material radioativo (radiofármaco ou radiotraçador) que se acumula na área do corpo a ser examinada.