De acordo com o novo edital do TJ-AM, para sabermos a pontuação positiva, ou seja, a pontuação dos acertos da prova de Conhecimentos Básicos, será necessário dividir 40 (número total de questões da prova) por 40 menos o número de questões anuladas na prova de Conhecimentos Básicos, o qual a Cespe chamou de “n1”.
O CEBRASPE se utiliza do “Método Cespe”: as questões são elaboradas no formato “certo ou errado”, havendo a anulação de questões certas pelas erradas. Via de regra, para cada questão certa, o candidato recebe 1 ponto, e, para cada errada, perde 1 ponto.
Dicas para fazer a prova da banca CEBRASPE
Na disciplina, Interpretação de Textos tem quase um terço de toda a preferência pela Cespe/Cebraspe (28%), seguida de sintaxe, pontuação, morfologia, língua culta, ortografia e crase.
O Cespe/UnB é nome dado ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Popularmente conhecido como Cespe. O Cespe UnB cuida da organização de todo o concurso, edital, prova, questões, correções e detalhes do concurso.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) funciona como uma Organização Social (OS) qualificada em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto Presidencial nº 8.
O CESPE possui alta tendência em cobrar questões de Português voltadas à reescrita de frases, conforme demonstrado nos dados acima. Tais questões costumam alterar termos das orações e questionar se houve alteração da correção gramatical e/ou do sentido. Essa cobrança não é tão comum na FCC e muito menos na FGV.
2.
CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS MAIS RELEVANTES PARA O CESPE/Cebraspe
O que a FGV mais cobra em Português?
Área de Controle
Principais características da banca FGV A FGV tem como característica principal as questões bem elaboradas e extensas, no intuito de desgastar o candidato, além de abordar temas muito atuais nas provas. Geralmente, ela costuma criar situações-problema e conteúdo para casos “concretos” em suas questões.
Banca FGV – Exigências por matéria A banca FGV tem um alto nível de exigência nas provas de Língua Portuguesa, inclusive com muitas referências do manual de redação oficial da presidência. Com enunciados longos, tem foco em interpretação de texto e seus temas são sempre políticos ou econômicos.
Como estudar para o vestibular FGV?
Como funciona o vestibular da FGV? As provas do vestibular aberto FGV têm como base o programa do Ensino Médio. Elas são elaboradas de acordo com o conteúdo indicado no Manual do Candidato. Nesse documento, é possível encontrar a bibliografia, os programas das disciplinas e as orientações das bancas examinadoras.
Além do vestibular tradicional, a FGV aceita a nota do Enem como critério para entrada do aluno em suas vagas. Isso quer dizer que você nem precisará fazer um vestibular específico para a fundação. Basta se cadastrar no site da FGV Enem, lá você encontrará todas as informações sobre os exames.
O Fundo de Bolsas da FGV EAESP é constituído por doações de empresas e de pessoas físicas, não tendo relação o FIES. As condições para manutenção desta modalidade de bolsa exigem que o beneficiário: Obtenha média geral acumulada superior ou igual a 6,00 (seis).
Ao todo, um curso como esse custa R$ à vista, sendo o total de 432 horas/aula. Na pós da FGV, há a possibilidade de se precisar ler textos em inglês. Por isso, recomenda-se que o aluno consiga compreender o idioma.
O processo seletivo para garantir uma vaga em um programa de MBA da FGV é simples. Primeiro, é preciso preencher, online, um formulário de inscrição. Também é necessário enviar um currículo que será analisado por uma equipe especializada. Há, por fim, uma entrevista.
Valores