Você pode colocar um recipiente com cubos de gelo ou uma garrafa de água congelada diante do aparelho. Ao ligar, perceberá que o aparelho soprará o ar mais fresco que fica em torno do recipiente congelado. Assim, o ventilador difundirá um vento mais agradável.
Como Fazer
Veja como instalar um cooler no seu computador
Clique em " Ajustar as configurações de GPU. " Selecione o botão de opção ao lado de " Controle de Fan Direct. " Arraste o controle deslizante para a direita para aumentar a velocidade do ventilador e reduzir a temperatura da placa.
Como saber se a placa de vídeo queimou
O ideal é utilizar o MSI Afterburner e regular o Fan para aumentar a rotação de acordo com a temperatura da placa de vídeo, afinal nos dias de calor quando estiver jogando é provavel que a temperatura ultrapasse os 97º facilmente nessa velocidade padrão de cooler.
Atualize os drivers A primeira medida para garantir o melhor desempenho possível da placa integrada é atualizar os drivers. Em geral, você pode encontrar as versões mais recentes no site da Intel, como mostra este tutorial. Para notebooks, é possível que a versão mais recente do driver não possa ser instalada.
Se você ligar na ventoinha os fios vermenlho (+12v) e o fio de -3,3v, a tensão vai ser de 12+3,3=15,3v. Vai rodar bem mais rápido, vai fazer bem mais barulho, e vai durar muito menos.
VC precisará comprar um ventilador de maior vazão. Se o seu está ligado direto na fonte ou na MB e não num controlador, então ele está recebendo 12V e está na velocidade máxima. Pode ser que, se estiver ligado na MB, algum software de controle dela esteja diminuindo a velocidade do ventilador, verifique.
Todas as ventoinhas de PC trabalham com 12V, mas elas podem exigir mais ou menos potência da fonte. Nas boas ventoinhas a potência e corrente necessárias costumam vir especificadas na etiqueta.
Para isso, utilizaremos o programa chamado ThrottleStop, que pode ser baixado aqui. Uma vez baixado, você encontrará uma pasta onde dentro há uma série de arquivos, dentre eles, um ThrottleStop.exe que abrirá propriamente o programa.
Clique novamente em Configurar e selecione agora a aba Ventoinhas. Veja as velocidades de cada uma (RPM) e deixe marcadas apenas as que estão funcionando. Pode-se também clicar sobre o nome delas e alterá-los. Clique em Ok e veja as alterações no painel principal.
Navegue através do menu BIOS usando as setas do seu teclado. Mover para a seção intitulada " Monitor de Hardware " e pressione a tecla "Enter" . Mover para a opção "Fan UFC ", usando as teclas de setas e pressione "Enter ". Ajuste a velocidade da ventoinha do CPU .
Na janela que abrir vá até Gerenciamento de Energia do Processador > Diretiva de Resfriamento do Sistema e defina a opção Configuração como Ativo. Assim o cooler irá trabalhar ventilando e não apenas no modo passivo que na maior parte do tempo apenas dissipa.
Em muitos sistemas de BIOS , isso vai incluir a temperatura atual da CPU ou a velocidade real do ventilador. Pressione a tecla "Enter" para alterar a configuração . Continue pressionando a tecla "Enter " (ou a tecla "+" em algumas configurações ) até que a configuração para o cooler do processador é "Off ".
Continue apertando a tecla "Enter" (ou a tecla "+" em algumas configurações) até que a configuração do cooler do processador esteja "off" (desligado) . O sensor da velocidade do cooler do processador agora está desabilitado e o seu computador irá continuar a operar quando o fan não estiver funcionando.
Método dois: mexa nas configurações da BIOS Abra as configurações de BIOS da sua placa-mãe (geralmente segurando alguma tecla como Delete durante a inicialização) e procure pelas configurações de ventoinha.
Se quiser apenas desativar esse monitoramento (desaconselhável), entre na BIOS, vá na Opções: "Hardware Monitor" -> CPU Fan Speed -> Selecione "N/A". Salve e reinicie o computador. Pelo o que está na sua imagem, o Cooler está conectado no lugar certo sim. Na parte norte da placa mae, perto do processador.