A classificação se baseia na composição química do aço, sendo os dois primeiros algarismos, a classe do aço (1020) e os dois últimos (1045), o teor médio de carbono, que pode variar entre 0,05% e 0,95% de carbono. ... E o número 20 significa 0,20% percentual médio de carbono.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
A grande vantagem do processo é que, devido à estrutura bainítica se formar diretamente da austenita a uma temperatura bem mais alta do que a martensita, as tensões internas desenvol- vidas são muito menores; do mesmo modo, não se verifica prà- ticamente distorção ou empenamento, o que é particularmente importante em ...
O tratamento térmico isotérmico com o objetivo de se obter a bainita, é hoje conhecido como “Austêmpera”. Johnson e Mehl (1939) foram os primeiros a separar a bainita em duas morfologias: bainita superior e bainita inferior, sendo essas terminologias usadas até hoje.
2- Qual a diferença entre fases de equilíbrio e fases metaestáveis. R: Na fase de equilíbrio as características não mudam com o tempo, já na metaestável o equilíbrio nunca e alcançado havendo uma lenta mudança com o tempo.