Os ovos são deliciosos em quase todos os sentidos, mas geralmente são cozidos, mexidos, transformados em omelete ou assados. Uma omelete de café da manhã feita com alguns ovos e alguns vegetais, contribui para um excelente café da manhã para perda de peso .
Comer ovo diariamente faz mal à saúde? Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.
"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.
Além de ser um alimento versátil e de fácil preparo, o ovo contém inúmeros benefícios. “Ajuda no aumento da massa muscular e, por conter antioxidantes, como vitaminas, selênio e zinco, retarda o envelhecimento, melhora o sistema imune e auxilia na prevenção de doenças”, enumera Leila Fernandez.
Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.
Veja alguns deles:
A melhor maneira de se comer ovo é ele cozido, devido à alta taxa de gorduras e acréscimo de calorias que acontece quando se frita o alimento em óleo.
Prefira o ovo cozido "Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito", explica a nutricionista Fabiana Marangoni, do Spa Fazenda Igaratá. Além disso, ele é menos calórico - um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.
Qual a melhor forma de comer? A nutricionista recomenda que os ovos sejam consumidos preferencialmente cozidos ou pochê, para garantir todos os nutrientes. "Quando utilizamos os ovos como omelete, suflês ou em outras preparações, a tendência é aumentar as calorias com a adição de outros ingredientes", explica Jéssica.
Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade. Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas. Os ovos caipiras não.
ovo de codorna
Na hora de escolher qual dúzia levar para casa, muitas pessoas optam pelos ovos marrons porque acreditam que eles sejam mais saudáveis ou “naturais” do que os brancos. Outras, porém, preferem aqueles de casca branca porque sentem que eles são mais limpos ou são mais saborosos.
De qualquer forma, seja o ovo branco ou vermelho, de granja ou caipira, o alimento é uma ótima opção para o cardápio, já que são ricos em ácidos graxos ômega 3, reduz os riscos de doenças cardiovasculares, triglicérides, e o LDL (mau colesterol).
A ração da galinha caipira não deve conter nenhum pigmento artificial e ela deve se alimentar também de verduras, ervas e legumes. ... Ovo orgânico: é o ovo da galinha criada de forma similar à da galinha caipira, mas que só pode ser alimentada com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.
Ovo caipira – De maneira geral, o imaginário popular mantém uma ideia de que o ovo caipira, ou colonial, é menor, com a casca escura e a gema mais amarelada. ... Além disso, para ser considerado ovo caipira, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem pigmentos artificiais na ração.
O ovo vermelho, ou marrom, não é mais rico nutricionalmente do que um ovo branco e é possível que um ovo branco seja, sim, caipira ou orgânico. Também é possível encontrar ovos azuis, pretos ou acinzentados, e a cor não faz diferença nenhuma na qualidade do ovo.
A produção dos ovos vermelhos é bem mais cara do que dos ovos brancos. Isso se dá devido ao fato de que a cor do ovo está relacionada a raça e ao tratamento da galinha que o põe. As galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.
Para começar, não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha/marrom. Menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras. Vamos esclarecer tudo isso para você comprar exatamente o que deseja? A cor da casca do ovo tem relação apenas com a raça da galinha que o botou.
Galinhas poedeiras para produção de ovos caipira são criadas em ambiente e manejo diferenciado. Elas ficam soltas, ciscam, comem capim, verduras e insetos (são ótimas para exterminar aranhas).
Por exemplo, os ovos caipiras apresentaram uma quantidade maior de vitaminas A, D, B8 (colina), cálcio e ferro, mas em relação a outros (vitamina E, vitamina B12, potássio, gorduras saturada, mono e poliinsaturadas), os ovos de granja tiveram maiores concentrações.
Independentemente da cor, a proteína e a gordura dos ovos são as mesmas, mas as gemas mais escuras indicam a presença de xantofilas e ômega-3 na dieta das galinhas – nutrientes encontrados em legumes e grãos. ...
O preço da dúzia de ovos caipiras varia de R$ 4 a R$ 7.
"Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.