Para calcular a hora extra trabalhada durante a semana ou de sábado, multiplicar o valor do salário-hora por 1,5. No caso do trabalhador que tem um salário-hora de R$ 8,95, fica assim: Hora extra com 50% = salário por hora x 1,5.
O limite das horas extras em CLT é de 2 horas diárias e com o máximo sendo 10 horas de trabalho diário. Conhecer essas regras é fundamental para o trabalhador e também para o empresário, evitando que a empresa passe por fiscalizações e sanções.
Hora extra nada mais é do que exceder as horas de trabalho; e hoje é permitido (dentro da lei) exceder até 2 horas de trabalho por dia. Completando no máximo 10 horas semanais extras.
As horas extras devem ser remuneradas com o acréscimo de no mínimo 50% da hora normal. Para saber a quantidade de horas mensais trabalhadas, basta multiplicar a quantidade de horas trabalhadas semanais normalmente (44) por 5 (número máximo de semana que pode ter em um mês).
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite que a empresa faça a compensação das horas extras concedendo dias de folga aos colaboradores. O prazo para que o colaborador tire a folga é de até seis meses.
Quando o funcionário exerce atividade externa, em que não é possível fixar um horário de trabalho, a princípio entende-se ser impossível fazer o controle da jornada. Como consequência, não há como fazer com que eventuais horas extras sejam registradas e, posteriormente, pagas como parte da remuneração do trabalhador.
Novas regras da reforma trabalhista: o que mudou? Segundo publicação do Senado Federal, as principais mudanças da nova reforma trabalhista são: Jornada de trabalho pode ser negociada entre empregador e colaborador, permitindo, inclusive, a jornada por escala – com 12 horas de serviço e 36 horas de descanso.
Os pagamentos do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família; O adicional de hora extra, a licença-maternidade (de 120 dias) e o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; Também não podem ser modificadas as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
“A precarização no trabalho aumento muito, principalmente após a reforma trabalhista. Essa reforma permitiu uma série de contratações precárias, terceirização em qualquer setor. Se uma empresa vai contratar alguém, será em cima das novas regras, o que implica que ela pagará menos por jornada proporcional”, esclareceu.
O ponto positivo refere-se ao grau de satisfação do individuo em estar realizando aquele trabalho, seja pelo próprio desenvolvimento, ou pela aprendizagem adquirida. ... Isso acontece quando seu trabalho é por necessidade, ou pelas relações dentro da própria empresa.