EQST

Como Deve Ser O Currculo Da Educaço Infantil?

Como deve ser o currículo da Educação Infantil?

Ou seja, o currículo da Educação Infantil é compreendido como produção sociocultural que, simultaneamente, reflete tanto as escolhas daqueles/as que o formulam quanto as inúmeras disputas entre diferentes grupos sociais, incluindo também as necessidades de desenvolvimento das crianças de até seis anos de idade.

Quais os componentes curriculares na Educação Infantil?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que é o currículo da cidade Educação Infantil?

Entendemos que currículo trata de organização, do fazer, de ações que acontecem no cotidiano das instituições de educação infantil, compreendendo uma complexa relação entre o que é prescrito e o vivido, o esperado e o inesperado, o visível e o oculto.

Como é dividida a Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Qual o objetivo do currículo da Cidade?

O Currículo da Cidade busca alinhar as orientações curriculares do Município de São Paulo ao processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm direito ao longo da Educação Básica.

Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?

Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. ... No Brasil o componente curricular pode ser denominado de matéria, matriz, disciplina ou cadeira.

Quais são os três grupos de faixas etárias definidas pela Base Nacional Comum curricular BNCC para a etapa da educação infantil?

A Base também reforça a ideia de especificidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos ao organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em três grupos de faixas etárias: bebês (zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 ...

Como é dividida a Educação Infantil?

Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

Quais os princípios fundamentais do currículo da cidade de São Paulo?

Portanto o Currículo da Cidade de São Paulo, como cidade componente deste país, ao denir os seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, considera o direito de todos a aprender e participar do país. Para isso o cur- rículo valoriza a função social do professor e a função formativa da Escola.

Qual a importância do currículo da Cidade?

Assim, a princi- pal intenção do Currículo da Cidade é justamente oferecer diretrizes e orientações a serem utilizadas no cotidiano escolar para assegurar os direitos de aprendizagem a cada um dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.