A experiência de vida de um profeta pode variar. Ele pode ser jovem ou velho, extremamente culto ou ter pouca escolaridade. Pode ser um fazendeiro, um advogado ou um professor. Os profetas antigos usavam túnicas e carregavam cajados.
Você também precisa aprender a testemunhar Sua Palavra com fé e ousadia. Isso significa ter coragem de compartilhar as mensagens de Deus mesmo quando elas não são populares. É importante lembrar que você não está falando por conta própria, mas sim por conta do Senhor. Por isso, você precisa ter fé em Suas palavras e testemunhá-las com autoridade e coragem.
O próprio Deus é quem nos chama a sermos profetas. O chamado é divino, mas a resposta é humana. Deus nos confia a missão de profetizarmos às nações, mas também nos dá a liberdade de aceitarmos ou não esse chamado. Se o aceitarmos, e deveríamos aceitá-lo, precisamos entender o que realmente significa ser um profeta.
Quando um profeta “falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse” (Dt 18.22). Jeremias enfatizou a mesma verdade: “O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra será conhecido como profeta, de fato, enviado do Senhor” ( Jr 28.9).
A prova de um verdadeiro profeta não são seus milagres, mas sim a sua vida de santidade e a sua palavra que está em acordo com a revelação das Escrituras Sagradas (Mt 7.21-23.)
O profeta vive no escondimento, pois ele não anuncia a si mesmo, mas anuncia Cristo ao mundo. O chamamento profético de João Batista se atualiza em nós. Que, como ele, também possamos dizer “convém que Cristo apareça e eu diminua”. O profeta precisa ser consciente de que quem deve aparecer é Cristo e não ele.
Ter autoridade espiritual significa ter o domínio sobre forças sobrenaturais invisíveis que podem influenciar nossas vidas positiva ou negativamente. Os profetas têm autoridade espiritual porque receberam esse dom divino especialmente concedido por Deus para lhes permitir derrotar inimigos invisíveis e realizar milagres em nome do Senhor.
Exemplo disso são os livros proféticos da Bíblia que nos mostram os profetas nas várias situações de dificuldade enfrentadas pelo povo de Deus. Esses profetas sempre faziam referências ao passado, especialmente ao evento da libertação do povo, ao Êxodo, para que, a partir dali, fizessem essa releitura da história, analisassem o momento presente e educassem o povo rumo ao futuro desejado por Deus.
Finalmente, quando você começa a se sentir preparado para transmitir mensagens, lembre-se de mantê-las simples e diretas. Seja honesto consigo mesmo e com os outros e lembre-se de que o objetivo da profecia é servir como um guia para aqueles que estão à sua volta.
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
O termo profecia é προφητει/α e profeta é προφη/τηϕ. Detemo-nos mais detalhadamente neste último termo mais à frente, dado à sua importância na tradução do texto hebraico para o grego, conhecido como Septuaginta. Para vidente, o termo normalmente utilizado é βλε/πων.
Outra dica importante é aprender a escutar – não apenas ouvir, mas realmente escutar o que as pessoas têm a dizer. Escutar atentamente pode permitir que você veja coisas que as outras pessoas não veem e compreenda melhor as necessidades delas.
João Batista nasceu de uma idosa estéril, que milagrosamente o concebeu em seu ventre; e Cristo nasceu de uma jovem Virgem. João representa o fim e o começo, já Cristo é a palavra profética para o início de um novo tempo. O precursor nasce de uma idosa para mostrar o que é antigo e seu pai, Zacarias, fica mudo a fim de expressar a mudez profética existente naquela época.
Uma maneira de começar a desenvolver sua habilidade é praticar a meditação. A meditação pode ajudá-lo a se conectar com sua intuição e encontrar respostas dentro de si mesmo. Além disso, você também pode usar a meditação para se conectar com o divino e descobrir as mensagens que estão lá fora.
Ser profeta é também servir como modelo de fé e obediência para os outros. Um profeta é alguém que tem confiança em Deus e está disposto a seguir Seus caminhos, mesmo quando ninguém mais acredita. Um profeta é alguém que tem coragem para testemunhar a verdade, mesmo quando todos os outros estão indo na direção oposta. Ser profeta é servir como exemplo de fé e obediência para aqueles que buscam conhecer a Deus e Segui-lo.
São estas as duas coisas que precisamos entender: primeiro, profecia não é para meia dúzia de pessoas consideradas especiais, pois, no batismo, Deus nos consagrou e fez de nós profetas. Segundo: A profecia não é uma adivinhação, e sim inspiração de Deus que, nos momentos difíceis, nos ensina a relermos a história e, dessa maneira, projetar o futuro.
O que é ser profeta? Esta experiência que acompanha os cristãos não é de ser um “visionário”, alguém que prevê o futuro com profecias “mágicas”, mas é ser escolhido e enviado por Deus para exercer uma missão orientada pelo Senhor.
Como crentes afirmamos aceitar a Bíblia toda como a Palavra inspirada de Deus, mas o Antigo Testamento, que é quase 80% da Bíblia, é muito negligenciado. A maioria dos sermões pregados se baseia quase exclusivamente no Novo Testamento, com alguma referência aos Salmos. Não há dúvida de que a parte mais negligenciada do menos conhecido Antigo Testamento são os profetas menores. Muitos crentes não têm a mínima ideia a respeito do conteúdo dos profetas menores e da sua relevância para os dias de hoje. De fato, veremos que, apesar de todo o progresso na tecnologia moderna, o mundo dos profetas não é tão diferente do nosso!
O Manual de Ingenuidades é um site cheio de dicas e informações úteis para quem quer saber mais sobre o mundo ao seu redor. Aqui você encontrará tudo, desde presentes para todas as ocasiões até curiosidades que talvez você nem saiba que existem.
Notamos que quando Deus chamou Moisés para ser o instrumento divino na libertação do Seu povo, Arão foi designado profeta – em outras palavras, o seu porta-voz – “Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta” (Êx 7.1).
Além disso, é importante buscar conhecimentos sobre diversos assuntos para adquirir sabedoria e discernimento. É necessário ler livros, assistir palestras, participar de seminários e fazer cursos para adquirir mais conhecimento sobre as áreas em que deseja atuar. Também é importante praticar a oração diária para manter um relacionamento saudável com Deus.
Primeiro, é importante ter em mente que ser profeta não significa prever o futuro. Também não significa que você vai receber mensagens diretamente de Deus. Ser profeta é sobre interpretar os sinais e mensagens que estão à sua volta e transmitir essas informações aos outros.
Ser profeta é uma responsabilidade grande, mas também é uma bênção incrível. É uma oportunidade única de servir a Deus e compartilhar Suas mensagens com outras pessoas. É uma chance de mostrar às pessoas que há esperança, mesmo nos momentos mais escuros da vida. É uma honra trabalhar para Deus e testemunhar Sua Palavra com fé e ousadia.
Profeta
Ficus sycomorus L., conhecida pelos nomes comuns de sicómoro, sicômoro ou figueira-doida, é uma espécie de figueira de raízes profundas e ramos fortes que produz figos de qualidade inferior, cultivada no Médio Oriente e em partes da África há milénios.
Nada é esclarecido sobre o juízo num primeiro momento. Amós irá falar sobre um suposto terremoto (2,13; 9,1), provavelmente uma guerra que Deus condu- zirá contra Israel, através de um povo estranho (Amós 6,14) (SCHMIDT, 2004, p. 191).
Amós, um contemporâneo mais antigo de Oseias e Isaías, estava ativo por volta de 750 a.C durante o reinado de Jeroboão II (788–747 BC), (788-747 aC), tornando Amós o primeiro livro profético da Bíblia a ser escrito. Amós viveu no reino de Judá, mas pregou no reino do norte de Israel.
Amós era pastor de ovelhas em Tecoa (Judá) “As palavras de Amós, que estava entre os pastores de Tecoa, as quais viu a respeito de Israel, nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto” (Am 1:1) e em nome de Deus anuncia a injustiça, opressão e ...
O PRUMO, REPRESENTA A PALAVRA DE DEUS. O prumo como palavra de Deus é o instrumento que Deus usa para ajustar a nossa vida de comunhão e santidade com Ele. Assim como o construtor usa o prumo para garantir que a estrutura está segura, Deus usa o seu prumo Divino (a sua palavra) para avaliar nossa vida.
Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Elias