Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação “eto” por “ídrico” e seu nome é ácido clorídrico.
O mineral reage com uma solução concentrada de ácido sulfúrico, formando o fluoreto de hidrogênio, conforme a reação: O ácido fluorídrico também é obtido através da extração de ácido fosfórico da apatita para a produção de fertilizantes, sendo um subproduto do processo.
Representado pela fórmula química H3PO4, o ácido fosfórico é um composto líquido, incolor, solúvel em água e etanol, deliquescente, isto é, absorve a umidade do ar e consegue se dissolver, formando uma solução aquosa concentrada.
- HCl (ácido clorídrico); - HBr (ácido bromídrico);
O H2Cr2O7 é o ácido dicrômico. A nomenclatura dos oxiácidos (ácidos com oxigênio) é dada pelo nome do ânion, substituindo ATO por ICO. No caso do ânion Cr2O72-, o dicromato, seu ácido correspondente se chamará ácido dicrômico. O H2Cr2O7 é o ácido dicrômico.
HI
Nota: O verdadeiro hipossulfito de sódio é o composto químico de fórmula Na2S3O4, que é o sal sódico do ácido hipossulfuroso (H2S3O4), mas comercialmente, para o produto de grau de pureza dito técnico, amplamente utilizado na indústria, a nomenclatura antiga sobreviveu.
O Ácido Iodídrico serve para: catalisa reações químicas (produção de ácido acético) produção de desinfetante (eliminar bactérias e vírus) utilizado na fabricação de xarope para bronquite crônica e malária.
O ácido fosfórico na odontologia é muito utilizado em pacientes que passaram por uma restauração dentária. Isso porque ele permite uma maior aderência aos materiais restaurados às estruturas dos dentes.